23 ago 20 alimentos que te ajudam a prevenir manchas
São diversos os motivos que podem gerar manchas na pele, como a exposição ao sol, mudanças hormonais, acne, cigarro, poluição do ar, má qualidade de sono, elevado nível de estresse e hidratação inadequada. Conforme já comentamos em nossas postagens, podemos potencializar os resultados cuidando da nossa pele não só de fora para dentro, mas, principalmente, de dentro para fora!
“Alguns alimentos possuem ação fotoprotetora e, com isso, auxiliam no combate aos efeitos nocivos do sol, fortalecendo o sistema de defesa das células. Também possuem ação antioxidante, ou seja, combatem os radicais livres, um dos principais responsáveis pelos danos na nossa pele. Além disso, ajudam na saúde vascular desse precioso órgão. Esses três fatores são essenciais para prevenir e tratar manchas na pele”, explica a Especialista em Estética, Emagrecimento Saudável e Segurança Alimentar Adriana Pedrazzi, que atende no Espaço Saúde Rio.
Uma alimentação saudável e equilibrada está entre os principais itens que ajudam a deixar a pele bonita e livre de manchas. Confira abaixo a lista de alimentos elaborada pela especialista:
Iogurte: Rico em probióticos (bactérias que regulam o intestino), o iogurte garante a beleza da pele, auxiliando no equilíbrio do organismo. Ele também é capaz de atenuar as olheiras.
Açafrão e gengibre: São muito importantes por terem ação anti-inflamatória, antioxidante e cicatrizante. Com isso, agregam no tratamento da acne, responsável por manchas na pele.
Gojiberry: Essa frutinha tem alto poder antioxidante e anti-inflamatório devido aos elevados níveis de vitamina C. Ela oferece hidratação, restauração da barreira cutânea e reposição de minerais e vitaminas, fundamentais para prevenir e tratar manchas na pele.
Frutas e vegetais vermelhos ou roxos: Têm ação antioxidante e são ricas em antocianinas, substância responsável pelo fluxo de sangue na pele. Quanto maior sua quantidade no organismo, melhor será a desintoxicação diária da pele. Com isso, atuam diretamente na prevenção do melasma.
Entre as frutas, as principais fontes são açaí, mirtilo, uva escura, ameixa seca, morango, amora, cereja, framboesa, romã, entre outros. Entre os legumes estão berinjela, repolho-roxo, batata-roxa, cebola roxa, batata doce roxa. O feijão preto também contém altas doses de antocianina.
Chá verde: Além de antioxidante, tem função detox. É capaz de evitar os danos provocados pelos raios solares sobre a pele.
Uvas escuras: A fruta estimula funções do fígado, deixando a pele mais bonita. Rica em resveratrol, um antibiótico natural, ela combate os radicais livres, responsáveis por danificar células sadias, facilitando, assim, o surgimento de manchas. O vinho tinto é uma das principais fontes de resveratrol.
Tomate: O licopeno presente no tomate é um poderoso antioxidante, fundamental para uma pele bem nutrida. Encontra-se concentrado em forma de molho ao ser aquecido.
Abacate: O abacate é rico em óleos que restauram a hidratação natural da pele, mas sem deixá-la oleosa. Além em ser rico em vitaminas que ajudam na prevenção de fatores que favorecem o surgimento de manchas.
Peixes (sardinha, arenque, salmão, atum), óleo de peixe, semente de chia e nozes: dada a alta concentração de ácidos graxos ômega 3, são considerados importantes alimentos no tratamento da pele manchada. Muito usados em forma de suplemento em cápsulas. Lembrando que, nesse caso, deve vir sempre acompanhada da vitamina E, evitando a oxidação. O consumo regular da farinha de linhaça também contribui para uma pele mais hidratada e suave. A linhaça pode ainda melhorar o quadro de quem tem psoríase ou eczema.
Os cereais integrais: São indicados para combater, principalmente, os sinais deixados pela acne, por serem fonte abundante de fibras e antioxidantes.
Frutas e vegetais alaranjados: Cenoura, damasco, mamão, entre outros, são fontes de betacarotenos, que ajudam a combater os efeitos dos raios UVA e UVB.
Manga: Rica em vitamina A, cuja função antioxidante combate os radicais livres, principais responsáveis pelo envelhecimento da pele. A manga ainda é capaz de regenerar a cútis, evitar rugas e linhas de expressão e remover toxinas existentes no organismo, que favorecem o surgimento de manchas.
Batata doce: É fonte das vitaminas A, C, E e compostos bioativos que previnem o envelhecimento precoce, além de ser rica em fibras que auxiliam no bom funcionamento intestinal, contribuindo diretamente na saúde cutânea.
Verduras escuras: As verduras, como couve, brócolis, espinafre e rúcula, são fontes protetoras contra os raios solares. Elas mantêm a pele saudável.
Azeite de oliva extra virgem: Hidrata, é antioxidante e evita o ressecamento da pele, essenciais para prevenção de manchas.
Sementes de girassol: São ricas em ácidos graxos e vitaminas do complexo B. Possuem ação antioxidante e protegem a pele do sol. Além disso, suas propriedades benéficas atuam também na redução do estresse.
Cacau (principalmente acima de 70%): Fonte de flavonóides, uma substância fotoprotetora e importante antioxidante.
Amêndoas: São ricas em vitamina E e possuem nutrientes como ferro, fósforo, magnésio, zinco, entre outros. Possuem ação fotoprotetora, antioxidante, hidratante, além de ajudar a manter a imunidade da pele.
Água: Manter a pele hidratada – por meio de água – é um dos fatores mais relevantes para se ter uma pele bonita. Juntos com os alimentos listados, ela vai prevenir e cuidar das indesejáveis manchas na pele.
Cadastre-se no nosso Club VIP pelo link: https://news.espacosauderio.com.br/clube-vip