
17 out 3 tratamentos eficazes para celulite nos graus 3 e 4
Como você já sabe, há algumas semanas estamos abordando aqui no blog o tema celulite, um dos problemas que mais incomodam as mulheres quando o assunto é a beleza do corpo.
Sempre é importante relembrar, a celulite é causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, fazendo com que elas fiquem cheias e endurecidas.
E hoje, vamos falar sobre quais os tratamentos existentes para celulite, quando já se encontra em estágios avançados como os graus 3 e 4. Vamos conhecer?
No grau 3, encontramos o famoso e tão popularizado termo “casca de laranja”, porque é com isso que a pele se parece nesse estágio, com à formação de nódulos. O paciente com a celulite nesse estágio pode se queixar de dor, cansaço nos membros inferiores, aumento da flacidez e aumento da sensibilidade ao toque.
Você pode se interessar também: Como prevenir a evolução da celulite
Já no grau 4, as pernas tornam-se pesadas e a pele bem marcada pelo inchaço e pelos edemas. Muitas mulheres sentem cansaço, dificuldade de locomoção e dores devido à falta de circulação adequada na região das pernas e quadril. Também há a formação de nódulos, que podem ser vistos sob a roupa com facilidade.
Entre os tratamentos existentes em consultório, existem 3 que considero eficazes, dependendo de cada caso e da conjunta avaliação médica, pela subcisão, preenchimento com ácido hialurônico e o conhecido Sculptra. Conheça mais detalhes sobre cada um deles:
Subcisão
A subcisão é uma técnica cirúrgica feita em consultório e utilizada para corrigir alterações do relevo da pele, como cicatrizes de acne, rugas localizadas profundas e a celulite em grau avançado.
O procedimento rompe os septos fibrosos, que são divisões fibrosas entre os compartimentos de gordura, que puxam a superfície da pele para baixo.
Para se submeter à subcisão, é preciso avaliar cada paciente em relação a distúrbios da coagulação, história de tabagismo, fatores nutricionais, infecção ativa no local, doenças sistêmicas como diabetes, uso de medicamentos e reações adversas ao uso destes, presença de cicatrizes atróficas e história de cicatrizes hipertróficas ou queloides.
A subcisão somente é feita na pele íntegra, sem ferimentos ou infecções. Em geral, a realização do procedimento dura entre 30 e 60 minutos, dependendo da extensão da área a ser tratada. Em 7 dias o paciente pode retornar ao trabalho, mas é preciso que fique 2 semanas sem praticar atividades físicas, além de, dependendo do caso, cerca de um mês usando meias ou cintas compressivas.
Sculptra
O Sculptra é uma substância muito segura, composta de ácido poli-L-Láctico. É utilizado, já há alguns anos, para tratar o envelhecimento da pele, mas possui uma boa resposta também para os casos de flacidez e celulite em grau avançado.
Ao ser aplicado na derme profunda (segunda camada da pele), o Sculptra ativa a produção de colágeno, aumentando a espessura da pele, reduzindo a flacidez e eliminando/suavizando os temidos furinhos.
A quantidade do produto e o número de sessões a serem realizado vão depender da avaliação do médico, de acordo com o grau da celulite e o tamanho da região afetada.
Pacientes gestantes, alérgicos a componentes da substância, portadores de doenças auto-imunes ou pessoas que apresentam infecções/inflamações no local da aplicação não podem se submeter ao tratamento.
Após o procedimento, os pacientes devem fazer compressas geladas na região, evitar exposição solar por 15 dias e massagear a área três a quatro vezes por dia, durante cerca de duas semanas. Os resultados do procedimento podem ser vistos já no primeiro mês.
Preenchimento
O preenchimento com ácido hialurônico pode ser uma excelente opção no tratamento da celulite. Ele atua estimulando a produção de colágeno local, além de provocar o efeito de correção do relevo localizado.
O preenchimento com ácido hialurônico é uma alternativa para quem quer diminuir o efeito visível da celulite. No entanto, vale lembrar que ele não funciona como solução para o problema.
Outros cuidados para um resultado melhor, com exercícios físicos e alimentação saudável, devem ser incorporados à rotina. A duração do efeito é, em média, de 1 ano e meio e o número de aplicações vai depender de cada caso, após avaliação do médico. A manutenção deve ser constante, com repetições anuais.
Conclusão
Conforme vimos, existem diversas soluções para o tratamento da celulite, quando esta já se encontra em estágios avançados, como graus 3 e 4.
É muito importante, em primeiro lugar, consultar o seu médico dermatologista, para que ele possa avaliar o seu caso, assim como sua rotina e histórico de doenças, alergias, inflamações e infecções, que podem gerar algum tipo de reação adversa durante o tratamento.
Os procedimentos em consultório, como Subcisão, Sculptra e Preenchimento são opções modernas e muito seguras, que podem solucionar/minimizar os temidos furinhos. Informe-se com seu médico e encontre o melhor caminho para ficar ainda mais linda e bem com o seu corpo.
Bônus
Além desses tratamentos você também pode conhecer o exclusivo programa “celulite control”, onde você reduz a celulite 3x mais rápido, dentro do nosso novo e exclusivo e-book.