acne-rosacea

Conheça mais sobre Rosácea: Causas, Sintomas e Tratamentos

rosacea

Rosácea é uma doença comum, crônica, não tem cura, mas que é facilmente controlável e medicamente administrável.  Rosácea comumente afeta o terço central do rosto, especialmente o nariz, e tem subidas e quedas periódicas.

Os Sintomas da rosácea incluem:

  •   Vermelhidão da face (fácil rubor facial ou rubor),
  •   Pequenas espinhas vermelhas e linhas vermelhas finas (telangiectasias) na pele facial,
  •   Rinophimia (um nariz vermelho, alargado, grosso como W. C. Fields)
  •   Problemas oculares, tais como, inchaço das pálpebras vermelhas, conjuntivite e ceratite   rosácea.
  •   Rosáceas podem ser confundidas com as bochechas rosadas, queimaduras solares, ou muitas vezes, acne.

 

Rosácea pode ser uma condição muito incômoda e embaraçosa e se não tratada tende a piorar com o tempo. A  Rosácea pode ser desencadeada com consumo de  álcool, alimentos quentes ou picantes, estresse emocional, e calor.

O pronto reconhecimento e o inicio precoce do tratamento melhora a qualidade de vida das  pessoas para aproveitar a vida.

 

Qual é o tipo de rosácea? Ela é contagiosa? Com o que a rosácea se parece?

 

Rosácea (ro-Zay-sha) é uma condição comum, acne-como benigna da pele de adultos, com uma distribuição mundial. Rosácea é estimada a afetar pelo menos 16 milhões de pessoas nos Estados Unidos sozinho e cerca de 45 milhões em todo o mundo. A maioria das pessoas com rosácea é caucasiana e tem pele clara. Muitas pessoas que têm rosáceas podem simplesmente assumir que eles têm a pele muito sensível que cora ou rubores facilmente.

Rosácea é considerada uma doença de pele auto inflamatória incurável com altos  periódicos e baixos. Ao contrário de acne tradicional ou adolescente, a maioria dos pacientes adultos não “superaram” a rosácea.

 

Entre em contato com a especialista e agende uma consulta clicando aqui.

 

Rosácea caracteristicamente envolve a região central da face, principalmente, a testa, as faces, no queixo e na metade inferior do nariz. É mais comumente visto em pessoas com pele clara e particularmente naqueles de Inglês, irlandeses e escoceses . Algumas pessoas famosas com rosácea incluem o ex-presidente dos EUA Bill Clinton e W. C. Campos (podemos colocar exemplos aqui do Brasil). Rosácea não está diretamente causada por consumo de álcool, mas presume-se que é agravada por ela. Rosácea não é considerada contagiosa.

 

A vermelhidão na rosácea, muitas vezes é agravada por rubor, pode causar pequenos vasos sanguíneos na cara para ampliar (dilatam) permanentemente e se tornar mais visíveis através da pele, aparecendo como pequenas linhas vermelhas (chamadas telangiectasias) episódios contínuos ou repetidos de lavagem e rubor podem promover a inflamação, causando pequenos inchaços vermelhos que muitas vezes se assemelham a acne na adolescência. A rosácea é também conhecida como ” acne rosácea.”

 

Posso tratar rosácea como acne?

 

A rosácea é diferente da acne, embora os dois possam coexistir. É ocasionalmente chamado de “acne adulta”. Ao contrário da acne comum, a rosácea ocorre mais frequentemente em adultos (idades 30 a 50 anos), especialmente naqueles com pele clara.

Ao contrário de acne vulgar, a rosácea não possui de cravos. Além disso, a maioria dos adolescentes, eventualmente, supera a acne enquanto os pacientes com rosácea geralmente não consegue superá-la.

Rosácea consiste principalmente de pequenas saliências vermelhas. Pessoas com rosácea tendem a ter uma cor rosada ou cor de rosa para a pele em oposição à acne, cuja pele é geralmente menos vermelha.

Rosácea atinge ambos os sexos e, potencialmente, todas as idades. Ela tende a ser mais frequente em mulheres, mas mais grave nos homens. É muito incomum em crianças, e é menos frequente em pessoas com pele escura.

acne-rosacea

Quais são as causas e fatores de risco da rosácea?

 

  •  A causa exata da rosácea ainda é desconhecida e permanece um mistério. O processo básico parece envolver a dilatação dos pequenos vasos sanguíneos do rosto. Atualmente, acredita-se que os doentes com rosácea têm uma redução geneticamente mediada na capacidade de atenuar a inflamação facial que é incitada por fatores ambientais, tais como queimaduras solares, demodicose (Demodex folliculorum nos folículos pilosos), rubor, e certos medicamentos. Rosácea tende a afetar as áreas do “blush” do rosto e é mais comum em pessoas que lavam com facilidade.
  • Fatores de risco incluem a pele clara com origem Inglesa, irlandesa, ou hereditariedade escocesa, fácil rubor, e com outros membros da família com rosácea (chamado de “história familiar positiva”).
  • Dieta rica em lactose pode agravar o problema, considerando que estudos estão sendo feitos para confirmar a correlação com a doença.
  • Fatores de risco adicionais incluem o sexo feminino, a menopausa.

 

Você também pode gostar de ler sobre: acne em mulheres adultas.

Quais os testes que os profissionais de saúde utilizam para diagnosticar a rosácea?

  • Rosácea é geralmente diagnosticada com base na aparência da pele típica vermelha ou coral facial e sintomas de fácil rubor facial e rubor. Rosácea é largamente subdiagnosticada, e a maioria das pessoas com rosácea não sabem que têm a condição da pele. Muitas pessoas podem não associar os seus sintomas de rubor intermitentes com uma condição médica. A vermelhidão facial na rosácea pode ser transitória e ir e vir muito rapidamente.
  • Dermatologistas são médicos que são especialmente treinados no diagnóstico de rosácea. Geralmente, não há testes específicos os quais são necessários para o diagnóstico da rosácea.
  • Em casos raros, uma biópsia da pele pode ser necessária para ajudar a confirmar o diagnóstico da rosácea. Ocasionalmente, um exame não invasivo chamado de raspagem da pele pode ser realizado pelo dermatologista no escritório para ajudar a excluir uma infestação de ácaros pele por “Demodex”, que pode ver apenas como rosácea (e pode ser um fator desencadeante).

 

Uma cultura de pele pode ajudar a excluir outras causas de colisões de pele do rosto, como infecções por estafilococos ou infecção herpética. Os testes de sangue não são geralmente necessários, mas podem ser usadas para ajudar a excluir causas menos frequentes de rubor facial e rubor, incluindo o lúpus sistémico, outras condições autoimunes, e dermatomiosite.

 

Enquanto a maioria dos casos de rosácea é bastante simples, existem alguns casos atípicos que não são tão fáceis de diagnosticar. Outras condições de rosáceas sósias incluem:

 

  • Acne vulgar,
  • Demodex foliculite,
  • Infecção por estafilococos,
  • Lúpus eritematoso sistémico,
  • Reação de medicação (por exemplo, niacina),
  • Dermatite seborreica alérgica ou dermatite de contato,
  • Eczema,
  • Alergias sazonais,
  • Conjuntivite alérgica,
  • Dermatite perioral,
  • Síndrome carcinóide,
  • Dermatomiosite,
  • Impetigo, e herpes simples

Como a rosácea afeta o nariz e os olhos?

 

O nariz é tipicamente uma das primeiras zonas faciais de ser afetada em rosácea. Pode tornar-se vermelho e esburacado e desenvolver pequenos vasos sanguíneos dilatados visíveis. Não tratada, estágios avançados da rosácea pode causar uma condição desfigurante do nariz chamado rhinophyma (Ryno-FY-ma), literalmente, o crescimento do nariz, caracterizada por um nariz bulboso, ampliado vermelho e bochechas inchadas (como o velho comediante W. C. Fields cita exemplos).

Também pode haver colisões de espessura sobre a metade inferior do nariz e as áreas próximas do mordente. Rinofima ocorre principalmente em homens, rhinophyma grave pode necessitar de correção cirúrgica e reparação.

Algumas pessoas erroneamente atribuem o nariz vermelho de destaque para o consumo excessivo de álcool, e esse estigma pode causar embaraço para aqueles com rosácea.

Rosácea também pode afetar os olhos, e nem todos com rosácea tem problemas oculares.

Uma complicação da rosácea avançada, conhecidos como rosácea ocular, afeta os olhos. Cerca de metade de todas as pessoas com rosácea relatam sensação de ardor, secura e irritação do revestimento de tecido dos olhos (conjuntivite). Estes indivíduos também podem experimentar vermelhidão das pálpebras e sensibilidade à luz. Muitas vezes, os sintomas dos olhos podem ser completamente despercebidos e não ser uma grande preocupação para o indivíduo.

Muitas vezes, o médico ou oftalmologista pode ser o primeiro a notar os sintomas oculares. Se não for tratada, a rosácea ocular pode causar uma complicação grave que pode danificar a córnea permanentemente e visão, chamada rosácea ceratite.

Um oftalmologista pode ajudar a saber uma avaliação adequada para os olhos e prescrevem colírios para rosácea como antibióticos orais que podem ser úteis para tratar a pele e olhos.

Converse com a especialista e agende uma consulta clicando aqui.