24 ago Botox e Preenchimento Facial: Conheça indicações e contra indicações
Manter uma pele jovem, com viço e sem rugas é o desejo de quase todas as mulheres, à medida que os anos passam. Entre os recursos estéticos para quem quer diminuir ações do tempo estão o Botox e o Preenchimento Facial à base de ácido hialurônico.
O Botox age sobre o músculo, impedindo que impulsos nervosos os alcancem. Com isso, eles relaxam, reduzindo as contrações. Também pode atuar em glândulas, com o objetivo de reduzir a sudorese.
Já o Preenchimento com ácido elimina marcas de expressão do rosto causadas por diminuição do colágeno, além de repor o volume e contorno perdido da face.
Neste post, você vai ficar por dentro de todas as informações sobre esses procedimentos. Converse com seu dermatologista e fique ainda mais linda com opções seguras e confiáveis de rejuvenescimento da pele. Vamos lá?
Indicações do Botox
Além da função estética de eliminar/prevenir rugas e linhas de expressão, alguns estudos mostram resultados positivos do tratamento com Botox em pacientes com paralisia – que têm os músculos muito rígidos.
Também pode ser usado para reduzir o bruxismo, por conta do excesso de contração das mandíbulas, e como bloqueador do estímulo de suor, podendo ser aplicado nas mãos e axilas.
É mais comumente usado a partir dos 35 anos, quando há diminuição do colágeno no organismo, flacidez na pele e maior evidência das contrações dos músculos no rosto.
Os efeitos do Botox duram entre quatro e seis meses nas pessoas que não fazem muita atividade física. Já entre praticantes mais assíduos, a durabilidade é menor porque a musculação, como o próprio nome já diz, estimula a força muscular e gasta mais a substância do Botox.
Contra-indicações do Botox
Há situações em que o Botox pode ser contra-indicado. Por isso, o médico é o responsável por orientar os pacientes na tomada de decisão. Embora a toxina botulínica não apresente riscos à saúde, deve-se examinar cada candidato ao procedimento estético antes da aplicação.
Algumas contra-indicações podem incluir alergia a qualquer componente da formulação, doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias, além da gravidez ou amamentação.
Indicações do Preenchimento Facial
Os Preenchimentos são utilizados, principalmente, no rejuvenescimento facial, suavizando rugas e dobras, esculpindo o contorno da face, aumentando os lábios, levantando e firmando a pele da região de forma menos invasiva.
Você pode se interessar mais sobre preenchimento facial, nesse vídeo falamos mais detalhes.
Não existe uma idade mais comum para o uso da substância, já que para efeito de tratamento de olheiras ou queixo, por exemplo, pode ser feito em jovens de 20 anos. Tudo depende da avaliação do médico dermatologista.
O Preenchimento também pode ser utilizado em áreas não faciais como pescoço, mãos, colo, lóbulos de orelha atrofiados e calos, além de coadjuvantes nas consequências de algumas doenças como quelite angular, atrofias dérmicas, varicela e lipodistrofia do HIV.
Contra-indicações do Preenchimento Facial
Complicações decorrentes de Preenchimentos Faciais são raras, no entanto, como qualquer procedimento, existem pequenos riscos para pessoas com doenças auto-imunes, além de hipersensibilidade aos produtos e possibilidade de queloides nas pessoas com tendência.
Conclusão
Como vimos, tanto o Botox como o Preenchimento Facial são opções seguras e confiáveis de rejuvenescimento da pele, além de coadjuvantes no tratamento de consequências de doenças, o que é muito bom para os pacientes.
Seus resultados possuem excelente durabilidade (entre seis meses e um ano) e o benefício de serem técnicas pouco invasivas, o que gera recuperação extremamente rápida, sem atrapalhar a rotina do paciente.
No entanto, é preciso consultar o dermatologista, pois só ele pode realizar uma avaliação completa da necessidade de uso das técnicas e optar qual delas se encaixa melhor, de acordo com cada caso e com possíveis contra-indicações.
Você pode se interessar mais sobre preenchimento facial, nesse vídeo falamos mais detalhes.