Pescoço firme: Conheça os tratamentos mais poderosos para enrijecer a pele do pescoço

Um dos sinais mais evidentes ao passar dos anos é a falta de firmeza da pele. À medida que o tempo passa, a pele perde a elasticidade que tinha quando éramos mais jovens, o que faz com que ela pareça flácida. O efeito de tal processo é, com frequência, mais notável no rosto e no pescoço. Embora seja impossível reverter o fluxo do tempo, vários tratamentos ajudam (e muito) a enrijecer o pescoço novamente.

Os tratamentos para a região contam com algumas restrições. Por não ter glândulas, alguns procedimentos podem deixar a pele do pescoço mais sensível. Além disso, por estar próximo à tireoide, devemos ter mais cuidado. Por isso, converse com o seu dermatologista para alinhar qual o melhor tratamento para cada caso de flacidez no pescoço.

Conheça os melhores tratamentos:

Cosméticos

Para os cuidados em casa, os cremes são bons aliados no tratamento do envelhecimento. Os cosméticos, inclusive, muitas vezes são usados para a prevenção das rugas e flacidez. Os mesmos ativos usados no rosto, como vitaminas C, E e resveratrol, podem ser utilizados também no pescoço. Porém, produtos com ácidos, como o retinoico e o glicólico, devem ser usados em concentrações diferentes na região, já que a pele é mais sensível. E, claro, o filtro solar é fundamental!

Botox

A toxina botulínica é usada para paralisar os músculos causadores das rugas, deixando a musculatura menos tensa. O tratamento melhora pescoços que tendem a contrair muito o músculo platisma (que vai do queixo até o colo), causando pregas verticais e alteração do contorno facial. A toxina botulínica também acaba com as linhas horizontais do colo e elimina os chamados “colares” no pescoço, aquelas linhas que contornam a área. A aplicação vai ajudar a melhorar as rugas e diminuir a flacidez. No entanto, o efeito do botox costuma durar, em média, seis meses. Lembrando que a aplicação exige cuidado porque, se feita fora do ponto indicado, pode causar alterações na região, como repuxamento de um dos lados, além de problemas motores. Procure um dermatologista experiente e capacitado.

Peelings

O peeling faz com que as camadas da pele sejam renovadas e substituídas por outras novas, de melhor qualidade e com menos rugas e flacidez. No entanto, é preciso ter atenção redobrada com os peelings feitos nessa região, não sendo indicados os muito profundos, já que a área é mais sensível. O ideal é dosar de forma específica a concentração dos ácidos usados, que podem ser o ácido retinoico, o ácido glicólico ou o ácido salicílico. Os resultados já podem ser sentidos após a primeira ou segunda sessão. Mas até oito sessões podem ser necessárias.

Ultrassom focado

O ultrassom focado é eficaz e, sobretudo, seguro, já que é um dos poucos procedimentos aprovados pelo FDA, porque apenas usa energia ultrassônica, que é segura e confiável. Essa energia ultrassônica de alta intensidade provoca microzonas de coagulação térmica entre 65°/75° graus, promovendo a produção e remodelação do colágeno. Como a energia é focada, o aquecimento é localizado ao redor do ponto de coagulação, sem causar danos ao redor do tecido.

O procedimento é realizado em consultório médico e sem a necessidade de tempo de recuperação. A pele fica um pouco vermelha na hora, mas o paciente pode sair e retomar suas atividades normais.

TTED (Microagulhamento para estimular o colágeno)

O microagulhamento não é uma técnica muito conhecida pelas pessoas e, basicamente, consiste na utilização de um aparelho cheio de microagulhas que irão interferir na fisiologia da pele, o que irá estimular um tecido novo. A pele passa por um processo de ferimento para que possa ser regenerada e, por isso, não é qualquer profissional que pode atuar com essa técnica. O equipamento utilizado para o procedimento conhecido como “roller”, que contém cilindro com agulhas, deve ser registrado na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Os rollers são de uso único e devem ser descartados após o procedimento.

Fios lifting

Entre os principais tratamentos para o combate da flacidez do pescoço, um dos destaques são os fios de sustentação, que promovem um facelift imediato. O procedimento é feito com a inserção de um fio entre a pele e a camada de gordura subcutânea, reposicionando e redefinindo contornos do pescoço. Pequenos furos são realizados em pontos estratégicos do rosto com uma agulha que conduz o fio até a camada de gordura e o acomoda ao longo do tecido. Ao ser absorvido pelo organismo, o material estimula a produção de colágeno, aumentando ainda mais a firmeza da pele. Com uma ação de elevação eficaz, os resultados podem ser vistos imediatamente. Tem a duração de um ano e meio, dissolvendo-se ao fim desse período.

Laser de CO2 Fracionado

O laser CO2 fracionado é um dos mais indicados para o tratamento da flacidez no pescoço. De maneira geral, a intensidade dos lasers no pescoço não deve ser tão alta quanto a usada no rosto. O diferencial do laser de CO2 é que ele é fracionado, ou seja, o raio é dividido em feixes menores, que desgastam partes específicas da pele e não o tecido por completo. Com esse desgaste, a pele se regenera com menos flacidez e rugas. Já nas primeiras sessões é possível notar diferença na textura da pele, que aumenta conforme o tratamento é continuado. Com uma ação de elevação eficaz, os resultados podem ser vistos imediatamente. Tem a duração de um ano e meio, dissolvendo-se ao fim desse período.

Luz Intensa Pulsada

É um tratamento não ablativo (que age de forma superficial) que serve para promover a produção do colágeno, garantindo firmeza à pele. A luz intensa pulsada ainda clareia manchas e melhora de áreas avermelhadas pela exposição crônica ao sol. Em geral, os primeiros resultados aparecem após a segunda ou terceira sessão, mas até seis sessões podem ser necessárias para se atingir o objetivo esperado.

 

Radiofrequência

Outra opção para quem sofre com flacidez no pescoço é a radiofrequência. A técnica utiliza o aquecimento da pele para estimular a produção de colágeno, mas precisa ser feita com cuidado. Por exemplo, é importante evitar aplicar esse tratamento próximo à área da tireoide. Além disso, esse tipo de tratamento é mais eficaz em pacientes que ainda tem uma boa qualidade da pele, com flacidez moderada. Normalmente, são feitas de quatro a oito sessões com até um mês de intervalo.

Cadastre-se no nosso Club VIP pelo linkhttps://news.espacosauderio.com.br/clube-vip

e aguarde nosso próximo post com depoimentos de pacientes que realizaram procedimentos no pescoço e gostaram no resultado.

Fique ligada!