Cansada de dúvidas sobre manchas na pele? Temos 10 dicas para você se motivar

Problema que aflige a maioria das pessoas, as manchas na pele variam de pintas charmosas e inocentes a sintomas de câncer e outras doenças. Esteticamente, incomodam e podem até causar depressão, em casos mais graves. Por isso, reunimos algumas das dúvidas mais comuns sobre elas e trazemos as respostas. Confira:

– Por que algumas pessoas são mais propensas a ter manchas na pele?

A genética é determinante quanto ao grau de sensibilidade da pele em relação aos agentes que causam as manchas. Entre duas pessoas expostas ao sol da mesma forma, uma pode desenvolver manchas e outra, não. As pessoas de pele, cabelo e olhos claros formam um grupo mais propenso a ter manchas e tumores, principalmente se o histórico familiar apontar nesta direção. O certo é que, para todo mundo, os principais motivos causadores de manchas são a exposição ao sol sem filtro solar, ação hormonal, doenças inflamatórias na pele, doenças sistêmicas, uso de determinados medicamentos e o envelhecimento natural da pele.

– A exposição ao sol sem protetor realmente faz a pele ganhar manchas?

A resposta é “sim”, na maioria dos casos. E quando se fala em “exposição ao sol” não é preciso se referir à praia ou a um clássico dia de verão. O tempo nublado não significa ausência dos raios UVA. Esses raios atravessam as nuvens e chegam até nós, causando o envelhecimento da pele, as manchas e, na pior das hipóteses, câncer de pele. Portanto, não reme contra a maré: use filtro solar diariamente e tenha cuidado redobrado nos dias mais ensolarados.

– Em que partes do corpo as manchas aparecem com mais frequência?

As manchas podem surgir em qualquer parte do corpo, principalmente se a causa delas for hormonal ou devido a doenças e medicamentos. Se o sol for o responsável, as áreas mais expostas – como o rosto, o pescoço, as mãos, as pernas e o colo – são as mais atingidas.

– Como eliminar manchas no rosto na gravidez?

Não há como evitar o melasma durante a gravidez, pois as manchas aparecem devido às alterações hormonais típicas da gestação (normalmente, por volta dos 6 meses), que estimulam a formação de melanina em determinadas áreas da face. Ele se torna mais evidente com a exposição frequente ao sol. Quando as manchas diferem muito do tom de pele, tendem a desaparecer naturalmente depois do nascimento do bebê. Caso contrário, a eliminação é mais difícil e pode requerer tratamentos como limpeza de pele, uso de creme clareador, laser ou luz intensa pulsada, entre outros.

– Pessoas com pele escura também podem ter manchas na pele?

Elas são justamente as que mais sofrem com o problema devido à alta concentração de melanina, que é capaz de escurecer a pele e causar uma hiperpigmentação, principalmente nas partes mais expostas, como o rosto.  Nas pessoas negras, inflamações ou irritações corriqueiras podem provocar manchas de forma mais fácil do que naquelas de pele clara. O filtro solar, mais uma vez, aparece como o grande benfeitor: mesmo se levarmos em conta que a melanina protege a pele negra contra os efeitos do sol, ela não é sufuciente para impedir o envelhecimento e surgimento do câncer de pele.

– O que são manchas de atrito e em quais partes do corpo elas mais aparecem?

As manchas de atrito estão normalmente associadas à depilação e, por isso, são mais comuns na virilha, axila e buço, podendo ocorrer em outras parte como os joelhos e os cotovelos. Na depilação, a pele, ao ser “agredida”, reage com uma superprodução de melanina, provocando as manchas. Por isso, o ideal é alternar o procedimento para que a pele possa descansar e, após a depilação, não usar óleo, talco ou qualquer outra substância que possa obstruir os poros.

– Protetores solares resolvem os problemas das manchas na pele?

Eles protegem, mas não fazem milagres. Os protetores solares evitam o aparecimento de novas manchas causadas pelos raios UVA, mas não clareiam e nem eliminam as manchas já existentes. Além disso, não funcionam como fator de prevenção do surgimento das manchas devido a alterações hormonais, de origem medicamentosa ou de outros fatores que não estejam relacionados à exposição ao sol.

– Quais são os melhores tratamentos contra as manchas na pele?

O melhor tratamento é aquele capaz de resolver o problema das manchas, que, como vimos nas outras respostas, pode ter causas e manifestações diferentes em cada pessoa. O Espaço Saúde Rio dispõe dos mais avançados equipamentos e dos mais competentes profissionais para prevenir, amenizar e eliminar manchas na pele das mais diferentes origens e sintomas.

Cosméticos, peelings de fenol, peelings químicos, toxina botulínica, laser de CO2, Nd-Yag, Erbium Glass, luz pulsada, infravermelho, radiofrequência (Exilis Elite), fotomodulação (LED) e preenchimento são alguns dos tratamentos oferecidos pelo Espaço Saúde Rio, todos de última geração e de eficácia comprovada.

Cadastre-se no nosso Club VIP pelo linkhttps://news.espacosauderio.com.br/clube-vip