Flacidez corporal: 5 dicas para combatê-la e manter a sua pele durinha

A simples menção da palavra “flacidez” faz com que muitas mulheres percam o sono e procurem logo uma fórmula mágica para combater esta inimiga implacável. Os homens também padecem deste mal, mas com menos frequência e, claro, muito menos preocupação. As mulheres são as mais atingidas, principalmente, por causa das variações hormonais, que alteram a produção de colágeno e elastina.

O envelhecimento é uma das causas da flacidez, mas não o único. O sol, a má alimentação e o tabagismo também contribuem para a perda de tonicidade da pele e dos músculos, características da flacidez. Outras causas são obesidade, gravidez, variações muito rápidas de peso, herança genética e o sedentarismo.

A boa notícia é que existem tratamentos eficientes no combate à flacidez, assim como alguns hábitos saudáveis que ajudam a prevení-la. Confira algumas dicas que, com um pouquinho de força de vontade e disposição para ficar mais bonita, você pode seguir tranquilamente.

 

Evitar o sol em excesso

A maioria dos dermatologistas colocam esta dica no topo da lista, justamente porque a exposição excessiva ao sol é uma das maiores causas da flacidez, pois os raios ultravioleta causam danos à epiderme e à derme, a camada mais profunda da pele, onde se encontra o colágeno. O sol destrói a estrutura do colágeno, o que fragiliza a sustentação da pele.

 

Cuidar da alimentação

Toda dieta saudável deve conter verduras, frutas, legumes e carnes magras, não por acaso os mesmos alimentos recomendados para quem quer evitar a flacidez. Juntos, eles contêm nutrientes que, além de fundamentais para a sua saúde, ajudam neste combate. Entre eles estão as vitaminas e as proteínas. O abacate, a aveia e o arroz integral são outros poderosos aliados.

 

Musculação e exercícios aeróbicos

 Enquanto o sedentarismo é uma das principais causas da flacidez, fazer exercícios é uma das formas mais eficientes de combatê-la. Os aeróbicos e a musculação são os mais indicados. Entre os aeróbicos, caminhar, pedalar e nadar fortalecem o sistema cardiorrespiratório e melhoram a circulação, além de queimar gordura e ajudar a emagrecer, permitindo que a pele volte ao seu estado normal.

Já a musculação fortalece e tonifica a musculatura, evitando o enfraquecimento das fibras musculares e da pele. Como a flacidez costuma aparecer com mais frequência em algumas áreas, como abdômen, parte interna das coxas e dos braços, além dos glúteos, vale prorizar exercícios específicos para essas regiões.

 

 

 Cigarro não!

Não vale aquela desculpa de que “é só um cigarrinho depois do café”. A cada tragada, o suprimento de oxigênio para a pele é interrompido, o que dificulta a chegada de nutrientes. Algumas das 4.000 substâncias químicas do cigarro também têm o poder de alterar a estrutura do colágeno e elastina. Por isso, o hábito de fumar leva à formação de rugas e ao surgimento da flacidez.

Manter o peso

Evite perder peso de maneira muito rápida para evitar a flacidez causada pelo emagrecimento. Perdas graduais, de até 1 kg por semana, permitirão que a pele volte ao normal aos poucos, evitando o aspecto de pele caída e flácida. Claro que esta dica vale para quem não enfrenta problemas decorrentes do excesso de peso. Neste caso, procure seu médico ou nutricionista para uma orientação mais específica.

Hidratação constante, massagem e evitar banhos muitos quentes são outras dicas preciosas para você evitar a flacidez. O Espaço Saúde Rio tem diversos tratamentos indicados tanto para a prevenção quanto para o combate à esta inimiga da sua pele e boa forma.

Você também pode participar do nosso DESAFIO DOS 30 DIAS PARA EMPINAR O BUMBUM. Confira mais detalhes no link e receba uma oferta exclusiva para começar a se preparar para o verão. Clique agora mesmo.

https://news.espacosauderio.com.br/empina-bumbum