O caminho certo para corrigir a deficiência de vitamina D

Esta semana, muitas pacientes que realizam avaliação do perfil de envelhecimento chegaram ao meu consultório com deficiência de vitamina D. Essa deficiência gera um conflito pessoal, principalmente para aquelas que sofrem com as manchas na face.

A deficiência de vitamina D pode ser confirmada por meio de um exame de sangue. Níveis de, pelo menos, 20 a 24 ng / mL (cerca de 50 a 60 nmol / L) são necessários para a resistência óssea, embora níveis mais altos possam ser necessários para uma melhor saúde. Qualquer número menor que 20ng / mL é considerado uma deficiência.

Pacientes com risco de desenvolver deficiência de vitamina D devem ser monitorados por meio de exames periódicos e podem utilizar suplementos vitamínicos para prevenção da deficiência. São considerados fatores de riscos: lactantes, idosos, indivíduos com baixa exposição solar, pessoas que fazem uso rigoroso de proteção solar e cobertura da pele por práticas religiosas, pessoas de pele escura, pacientes com doenças que não absorvem vitamina D e obesos mórbidos.

Se você quer saber o caminho certo para repor a vitamina D, confira as dicas:

✅Terapia Solar: para pessoas saudáveis, recomenda-se a exposição direta da luz solar nos braços, face, mãos e pernas por períodos de 5 a 15 minutos, três vezes por semana. Pode ser preciso mais do que isso para se corrigir uma deficiência, e muitas pessoas acham que precisam tomar um suplemento de vitamina D, além de aumentar o tempo ao ar livre.

CUIDADO: Fale com um profissional para aconselhamento pessoal, pois qualquer exposição aos raios UV pode aumentar o risco de câncer de pele.

A vitamina D não é bem absorvida pelo intestino. Então, tentar repô-la por meio da alimentação é praticamente inútil!

✅Como usar suplementos de vitamina D: a suplementação é uma maneira comum e eficaz de aumentar os níveis de vitamina D e é a terapia de linha de frente no combate à deficiência.

A dosagem terapêutica para corrigir uma deficiência começa em 1.000 UI. Uma dose contínua de 500 UI é comumente usada para manter níveis saudáveis durante períodos de maior necessidade ou exposição solar reduzida.

CUIDADO: vitamina D em demasia pode levar à toxicidade e causar uma acumulação de cálcio no sangue, causando falta de apetite, náuseas, vômitos, fraqueza e problemas renais. Utilize como é indicado.