Dicas para aproveitar o sol

Ah! O verão! Quem nunca fez esta exclamação diante de um belo dia de sol? Na estação-símbolo do Brasil, a saudação à beleza do astro-rei torna-se quase um “bom dia” de tão comum. A exuberância e a luminosidade das manhãs ensolaradas traz benefícios e perigos à nossa saúde. Cabe a nós encontramos o caminho do equilíbrio e do bom senso para que desfrutemos do melhor do sol, sem esquecermos a proteção.

Olho na pele e no relógio

 O tempo ideal de exposição ao sol, sem prejuízos à pele e à saúde, varia para cada pessoa por causa de fatores como cor e tonalidade da pele, idade, lugar onde vive. Estima-se que 15 minutos sejam suficientes, mas converse com um dermatologista para não correr riscos desnecessários.

Vitamina D

O contato com o sol favorece a absorção de vitamina D, que traz benefícios para os ossos, células sanguíneas e sistema imunológico. Se a exposição excessiva pode provocar câncer de pele, a ausência de vitamina D pode estar ligada a outras manifestações da doença, como nos ossos, cólon e próstata, além de aumentar as probabilidades de esclerose, diabetes e hipertensão.

Sol ajuda a dormir melhor

Pode parecer estranho, mas é verdadeiro. Os primeiros raios de sol da manhã ajudam o corpo a regular melhor o relógio biológico e, consequentemente, o sono. À medida que envelhecemos, torna-se ainda mais importante aproveitar os benefícios da alvorada, pois diminui a capacidade dos nossos olhos de absorverem a luz do sol.

Também ajuda a perder peso

Acordar cedo é ótimo para quem quer fazer as pazes com a balança. Cientistas acreditam que, combinados a exercícios, os raios de sol da manhã podem queimar células gordurosas que ficam abaixo da pele.

De bem com a vida

A luz do sol também favorece a produção de serotonina, neurotransmissor que atua no cérebro regulando o humor, o sono e o apetite e ajudando a manter o equilíbrio emocional e a disposição para enfrentar os desafios da vida.

Bom para a visão

Moderadas doses de luz solar, principalmente na infância e na adolescência, podem prevenir o aparecimento da miopia e outras doenças. Por outro lado, a exposição dos olhos diretamente ao sol pode causar danos à visão em qualquer idade.

Protetor solar: use sempre!

Uma dica pra lá de conhecida, mas muitas vezes ignorada. Passar filtro solar é tão importante quanto a sunga ou o biquíni para quem vai à praia, à piscina ou a qualquer atividade ao ar livre. Além disso, evitar pegar sol entre 10 e 16 horas e renovar o protetor de duas em duas horas é fundamental.

Água, água…e mais água

Manter o corpo hidratado é condição básica para enfrentar os dias mais quentes. Beba pelo menos dois litros de água por dia.

Gostou das dicas? Então aproveite o melhor do verão, desfrutando dos benefícios e ficando atenta aos perigos da exposição ao sol. O Espaço Saúde Rio quer ver você sempre bem, com a pele e a saúde em dia.