10 jan Tratamentos para acne na adolescência
A puberdade é uma fase de muitas mudanças no corpo. O aparecimento da acne pode ser uma delas. Saiba como tratá-la!
A acne é uma doença que pode afetar não só o aspecto da pele, porém a autoestima da pessoa. Quando se trata de um adolescente, essa questão se agrava, aliada à outras mudanças no corpo características da puberdade. Trata-se de uma doença pilossebácea, isto é, afeta a haste do pelo, o folículo e a glândula sebácea. Os hormônios da adolescência acabam aumentando a produção de sebo, que obstruem os poros.
As causas da acne são diversas, entre elas:
- Predisposição genética;
- Influência hormonal;
- Presença da bactéria Propionibacterium acnes (que se “alimenta” do sebo e inflama os folículos);
- Inflamação cutânea
Outros fatos como o estresse, o uso de produtos agressivos e o hábito de espremer as lesões podem agravar o caso. Embora a alimentação não chegue a ser uma das causas da acne, já foi comprovado que alimentos com muito açúcar ou leite podem fazer com que o corpo produza mais sebo, dessa forma, piorando o quadro.
Existem diferentes graus de acne, que podem ser tratados de forma distinta.
Grau leve:
Normalmente, a sugestão é o tratamento tópico, com exceção de casos que estão em processo inflamatório, que podem contar com remédio de via oral. É importante manter uma rotina de higiene com a pele, utilizando produtos suaves.
Grau moderado: entram os medicamentos orais.
Grau severo: entram tratamentos mais específicos.
Na clínica, realizamos diferentes tipos de tratamentos, adequados ao grau da doença. Trabalhamos com antibióticos orais e tópicos, laser de CO2 fracionado, terapia fotodinâmica, limpeza de pele, peelings químicos, peelings de cristal e tratamento facial com LED azul. Em uma visita ao Espaço Saúde Rio, você será direcionada para o tratamento ideal para o grau da sua acne. É importante lembrar de evitar exposição solar, manter a medicação domiciliar e usar filtro solar diariamente 3 vezes ao dia.