Como se livrar das olheiras

Temos todas as dicas que você precisa para se libertar das tão indesejadas manchas escuras abaixo dos olhos. Confira!

A cara de cansaço, o olhar fundo e as manchas escuras perseguem muita gente. É cada vez mais comum ver no mercado de cosméticos produtos voltados para as olheiras. Acredite, você não precisa ser escrava do corretivo para sempre. Existem algumas soluções caseiras e tratamentos infalíveis para te deixar despreocupada. Primeiro, entenda o que causa as tão temidas olheiras e depois descubra como tratá-las.

Por que ficamos com olheiras?

As causas vão além do estresse, noites mal dormidas e choro. Entre os fatores que influenciam o aparecimento de olheiras estão: a espessura da pele abaixo do olho, que aumenta a visibilidade dos vasinhos no local; o envelhecimento da pele, devido à perda de elasticidade; e a hiperpigmentação periorbital, que aumenta a produção de melanina da pele, deixando mais escura.

Pigmentos no sangue também podem escurecer a região. Se a sua olheira tem bolsas, as causas também podem ser alergias, doenças e excesso de sal. Fatores como a genética, o atrito e o período menstrual também podem influenciar.

Além disso, alguns hábitos abrem o caminho para o surgimento dessas manchas, como fumo, bebida em excesso, estresse, privação de sono e má alimentação.

 

Como diminuí-las?

 

  • Compressas de água fria

 

Como a dilatação dos vasos sanguíneos é uma das causas das olheiras, as compressas de água fria são um bom tratamento caseiro para olheiras. A água fria, provoca a diminuição dos vasos e melhora o aspecto do local.

 

  •  Sachês de chá de camomila gelados

 

Sachês gelados de chá de camomila nos olhos têm um efeito parecido com o das compressas de água fria, porém com um diferencial: a camomila tem flavonoides que contribuem para uma melhora da circulação na região das olheiras.

Deixe os saquinhos com uma boa concentração de camomila sob os olhos por 10 minutos. O ideal é ficar deitado, mas com a cabeça elevada, para estimular os vasos a voltarem ao tamanho normal, reduzindo o inchaço e amenizando a coloração.

 

  • Rodelas de pepino

 

Sabe nos filmes quando você vê a personagem principal com pepinos nos olhos durante um tratamento de beleza? Na realidade esse truque também funciona para olheiras, pois o pepino contém flavonoides em sua composição, assim como a camomila.

 

  •  Gazes embebidas em leite

 

O leite possui ácido lático, que hidrata, renova e clareia a pele. Uma dica extra é fazer uma compressa batendo 100ml de leite com meio mamão papaia, aplicando diretamente na região ou embebendo uma gaze e deixando agir por 15 minutos, lavando bem quando acabar.

 

 

  • Dermocosméticos clareadores

 

Procure um dermatologista em nossa clínica para descobrir o dermocosmético mais eficaz para o seu tipo de olheira. O mercado avançou bastante e as opções são bem variadas, mas costumam funcionar mais para quadros mais leves. Também podem ser usados associados a tratamentos estéticos para olheiras.

 

 

  • Preenchimento com ácido hialurônico

 

O ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo nosso organismo capaz de manter a pele hidratada, sem rugas e mais elástica. O procedimento pode ser feito através de cânula e de agulha, restaurando o volume da região e reduzindo a coloração. 

 

O processo é delicado e o resultado é quase imediato, podendo ser visto no mesmo dia da aplicação. No entanto, a aplicação deve ser feita por profissionais qualificados e equipamentos seguros, como fazemos no Espaço Saúde Rio.

 

 

  • Laser e luz pulsada

 

Os melhores efeitos dessas técnicas são alcançados com a luz intensa pulsada, que necessita de cuidados especiais pela proximidade com o globo ocular. O procedimento consegue melhorar a região em até três sessões.

 

  • Peelings

 

Além de melhorar a aparência da pele, o peeling pode ser feito para manchas, consequentemente, atua nas olheiras. O procedimento estimula a renovação celular e ajuda a eliminar o pigmento concentrado, clareando as áreas escuras. Os peelings mais recomendados para olheiras são os feitos com ácido glicólico e ácido retinóico, devido à função rejuvenescedora e clareadora.

 

  • Microagulhamento

 

O microagulhamento é outro tratamento com várias funções, inclusive a de amenizar manchas como olheiras. O procedimento é feito com diversas agulhas com diâmetro e comprimento específicos para cada indicação, que perfuram as camadas da pele para estimular o colágeno da região, dando firmeza da pele.

 

Esperamos que você siga nossas dicas e, principalmente, visita o Espaço Saúde Rio para que os nossos profissionais possam te direcionar para os tratamentos mais eficazes para o grau das suas olheiras.

 

Leia também: Os efeitos da maquiagem na pele