17 abr 10 cuidados com a pele para incluir na sua rotina
De nada adianta investir em tratamentos estéticos se a rotina de cuidados com a pele não estiver em dia. Veja o que não pode faltar!
Quem não quer ter uma pele bonita e radiante? O problema é que, para isso, é preciso um cuidado maior do que investir em um tratamento de vez em quando. Uma rotina de cuidados com a pele é fundamental para alcançar o resultado desejado, não só nos procedimentos estéticos como no dia a dia. Que tal começar – ou aprimorar – o seu skin care de acordo com as nossas dicas? Confira!
Identifique seu tipo de pele
Esse é o primeiro passo para conseguir definir uma rotina de cuidados com a pele, pois, dependendo de qual for o seu tipo de pele, os produtos e processos serão diferentes.
Use sempre filtro solar
Sempre mesmo, ainda que não seja um dia de sol! Afinal, as nuvens barram somente 10% da radiação ultravioleta. Aplique também nas mãos, colo e pescoço.
No Brasil, os efeitos nocivos da radiação solar são bastante comuns, como manchas, envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele. Os raios UVA penetram na derme, rompem as fibras e destroem a elastina, causando o envelhecimento. Já os raios UVB não vão tão fundo, mas podem provocar câncer. Agora só falta escolher o melhor pra você.
Pense primeiramente no fator de proteção. Se você passa muito tempo na rua, prefira um bloqueador, com FPS acima de 30. Pra quem fica dentro do escritório, o 30 já vai dar conta do recado.
Depois escolha a textura do produto. Para pele oleosa, vale usar filtro de toque seco, em gel. Já a pele seca responde melhor à versão em creme ou emulsão cremosa. Se sua pele é normal, pode usar em forma de loções. Protetores solares com cor ou BB Creams também podem ser usados desde que possuam o FPS adequado.
Não descuide da hidratação
Dos pés à cabeça e o ano todo! Durante o verão, opte por produtos que possuem agentes capazes de bloquear a perda de água e impedir a entrada de agentes infecciosos, como o ácido hialurônico, os ômegas-3 e 6, e, para afastar os radicais livres, aposte nas vitaminas C e E. Caiu a temperatura? Continue caprichando na hidratação, pois a pele produz menos sebo e fica ressecada.
Se você tem pele oleosa e por isso acha que não precisa de hidratação, não poderia estar mais enganado. A hidratação evita muitos problemas, como a descamação, o envelhecimento precoce, irritações e infecções. É responsável também por manter o brilho e a beleza da pele, blindando a camada de proteção cutânea. Quem tem a pele oleosa pode recorrer a produtos oil-free, feitos à base de água. A aplicação deve ser diária, logo após a higienização completa da pele.
Designed by Racool_studio / Freepik
Beba água
A recomendação é ingerir ao menos 2 litros de água por dia. Isso complementa a hidratação feita com cosméticos e a eliminar grande parte das impurezas, que dificultam a chegada dos nutrientes às células, inclusive às da pele.
Lave o rosto de forma correta
Nada de lavar o rosto com o mesmo sabonete do corpo. Os produtos de uso corporal costumam ser abrasivos e podem ressecar a pele. Por isso, escolha sabonetes – em barra ou líquidos – próprios para a face. É muito importante que o pH seja baixo, tanto nos sabonetes líquidos como nos de glicerina em barra.
Além disso, é importante não deixar a água do chuveiro muito quente. A temperatura alta da água pode retirar parte da barreira protetora da pele. No rosto é ainda pior, pois com o tempo o corpo entende que a pele está desprotegida e passa a produzir mais sebo. Esse hábito pode deixar a pele com aspecto craquelado e facilitar a formação de placas vermelhas.
Faça uso de um tônico
Para uma limpeza mais profunda, depois da lavagem, use um tônico para preparar a pele para o produto que virá a seguir. Assim como o sabonete, o tônico deve ser escolhido de acordo com o seu tipo de pele. Caso você tenha pele seca, pode pular esse passo pois corre o risco de ressecar sua pele.
Não esqueça de esfoliar
A esfoliação elimina as células mortas e remove as impurezas que entopem os poros. Isso facilita a penetração dos cremes de tratamento, tornando-os mais eficientes. Se você tem tendência para cravos e espinhas é ainda mais importante para eliminar o excesso de sebo.
A aplicação deve ser feita com a pele úmida. O nível de intensidade de esfoliação deve ser escolhido de acordo com a sensibilidade da sua pele. O esfoliante também remove as células mortas da pele, incentivando a renovação celular e até mesmo a produção de colágeno.
A esfoliação deve ser feita por, no máximo, duas vezes na semana, com um intervalo de dois dias entre as aplicações. Não é indicado usar produtos com ácido quando estiver usando esfoliantes.
Tenha uma rotina diferente para o dia e para a noite
- Dia: lave bem o rosto e aposte na dupla filtro solar e hidratante para cuidar do rosto.
- Noite: lave novamente, e aplique produtos mais potentes, como ácidos, secativos, hidratantes, cremes anti-idade e agentes clareadores.
Sempre remova a maquiagem
Não deixe a preguiça te dominar! O ideal é passar o demaquilante com um algodão e em seguida lavar com água e sabonete. O importante é não esquecer de tirar a make todo dia, pois os produtos obstruem os poros, causando espinhas, cravos, oleosidade e marcas de expressão.
Se sua pele é seca, procure por demaquilantes com óleo na composição ou use óleos vegetais puros para esse processo. Já quem tem pele oleosa deve procurar por produtos livres de óleo na composição, como uma água termal ou micelar.
Visite seu dermatologista regularmente
Esse passo é tão importante quanto os outros. Afinal, só o seu médico é capaz de identificar com precisão sinais de que algo precisa ser tratado na sua pele e ainda te indicar, sempre que puder, as novidades do mercado.
Aqui no Espaço Saúde Rio, nossos dermatologistas avaliam a evolução dos cuidados e indicam o melhor tipo de tratamento complementar para você, como limpezas de pele, lasers e peelings. Conheça a clínica!
Leia também: Pele oleosa: mitos e verdades