24 jun O que você precisa saber sobre a rosácea
O que é? Como tratar? Quais são os sintomas? Saiba tudo sobre a Rosácea aqui!
Você já ficou com a pele extremamente vermelha, com vasos dilatados e pequenas lesões? Atenção, pois isso pode ser sinal de rosácea. Trata-se de uma doença vascular inflamatória crônica, que geralmente acomete pessoas de pele clara, principalmente mulheres acima de 25 anos. A rosácea pode causar também desconfortos como coceira e sensação de calor.
Como a rosácea se manifesta?
A doença tem diferentes tipos que exigem tratamentos distintos. São eles:
Eritemato telangectasia
É o tipo mais comum, que faz com que a pele fique vermelha, com vasos aparentes e sensação de ardência. Manifesta-se principalmente na região central do rosto e é agravada com o consumo de álcool, exposição solar e exercícios físicos. O tratamento indicado são os remédios tópicos anti-inflamatórios ou tratamentos a laser.
Pápula pustular
Além da vermelhidão caracteriza-se pelo surgimento de lesões pápulo-pustulosas, parecidas com espinhas. O tratamento também pode ser feito com anti-inflamatórios, tópicos ou orais.
Fimatosa
Deixa a pele mais espessa e vermelha, deixando algumas áreas do rosto, como o nariz, tão inchadas a ponto de dobrar de tamanho. Além dos tratamentos já citados, em alguns casos, pode ser feita intervenção cirúrgica para reduzir o volume de pele.
Ocular
Ataca a região dos olhos, mais especificamente próximo aos cílios, causando descamação e vermelhidão. Se o caso não for tratado devidamente pode até interferir na visão do paciente. Nesse caso, os medicamentos devem ser indicados por um oftalmologista.
Quais são as causas da doença?
Até hoje, ainda não se sabe ao certo o que causa a rosácea, porém, especula-se que alguns fatores podem influenciar o aparecimento do quadro, incluindo a genética, reação a ácaros e vasos sanguíneos frágeis. No entanto, algumas situações podem fazer com que a doença se manifeste.
Exposição ao sol sem proteção
A exposição solar sem proteção deixa o rosto vermelha e ardente devido ao aumento da temperatura corporal. Sendo assim, a vasodilatação ocorre como uma tentativa de autodefesa para amenizar o calor na região.
Fazer exercícios físicos
A maioria das atividades físicas fazem com que a respiração e o batimento cardíaco acelerem, consequentemente, o sangue circula mais rápido para levar oxigênio às células, dilatando os vasos sanguíneos, resultando na vermelhidão e desconforto facial. Quem tem rosácea apresenta esses sintomas de uma forma ainda mais intensa.
Refeições muito quentes
Comidas e bebidas quentes deixam a pele do paciente vermelha, com uma aparência irritada. É indicado esperar a temperatura do alimento abaixar para comer.
Alimentos apimentados
Quando quem tem rosácea ingere alimentos apimentados, a pele apresenta várias reações, desde vermelhidão e ardência até sudorese intensa no rosto.
Consumo de bebidas alcoólicas
O álcool causa a dilatação dos vasos sanguíneos que promove a vermelhidão e sensação de ardor, agravada em quem tem rosácea.
Como prevenir a rosácea?
Mesmo sendo crônica, a rosácea pode ser prevenida evitando os hábitos citados acima. O que também ajuda é manter um ritual de skincare. A rotina de cuidados deve conter:
Limpeza
Deve ser feita com um produto adequado para pele sensível, com ativos que contenham uma base calmante e anti-inflamatória.
Hidratação
Um hidratante com ativos prebióticos ajuda a recuperar a barreira protetora da pele e promover uma ação calmante. Esse tipo de produto também protege os microrganismos saudáveis da sua pele, fortalecendo ainda mais a barreira cutânea.
Proteção
O protetor solar deve ter FPS 50 ou mais.
Quais são as recomendações para evitá-la?
Além das ações que levam ao aparecimento da rosácea instantaneamente, existem outras formas de combatê-la a longo prazo:
- Proteja a pele de temperaturas extremas.
- Não fume.
- Evite usar produtos com fragrâncias ou substâncias que podem irritar a região como o álcool e os parabenos.
- Aposte em dermocosméticos calmantes, como a água termal.
- Use produtos antirrubor para controlar as manchas vermelhas na maquiagem.
Nós podemos te ajudar a tratar a Rosácea!
Entre em contato com a clínica e conheça nosso trabalho!
Leia também: Máscaras caseiras para cuidar da sua pele