Acne vulgar e risco de depressão: qual a relação?

Estudos mostram que a acne tem relação direta com casos de depressão e ansiedade. Confira os dados!

Que o aparecimento de espinhas afeta a autoestima muita gente sabe. Agora, que elas podem levar a casos de depressão e ansiedade, nem todo mundo sabe. Como a acne influencia a aparência, acaba causando vergonha de sair em público que, em muito casos, pode ser o pontapé inicial para afetar a saúde mental. Saiba mais sobre a relação entre as doenças baseada em estudos e como tratá-la.

O impacto da depressão

A depressão afeta cerca de 322 milhões de pessoas no mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a doença é a principal causa de incapacitação no planeta e o número de casos só cresce. O Brasil é o país com maior prevalência de depressão na América Latina – 11,5 milhões de brasileiros sofrem com o transtorno.

O que dizem os estudos

Segundo o estudo do British Journal of Dermatology, pessoas com acne apresentam alto risco de depressão nos primeiros anos após a condição aparecer. Os pesquisadores trabalharam durante 15 anos  com 134.427 homens e mulheres com acne e 1.731.608 sem.

A maioria tinha menos de 19 anos no início do estudo, embora a idade dos participantes variasse entre 7 a 50. O estudo concluiu que a probabilidade de desenvolver depressão foi de 18,5% entre os pacientes com acne e 12% naqueles que não apresentavam a condição. As pessoas com acne eram em sua maioria mulheres, jovens, não fumantes e de alto nível socioeconômico, que também não bebiam álcool ou eram obesas. Após um ano, foi descoberto pelos pesquisadores o auge do risco de depressão para quem tem diagnóstico de acne. Assim, concluiu-se que quem sofre de acne têm 63% mais chances de desenvolver depressão.

Depois de ajustar esses fatores, os cientistas descobriram que nos primeiros cinco anos após o diagnóstico o risco foi maior no primeiro ano, quando houve um risco aumentado de depressão de 63% em uma pessoa com acne em comparação a alguém sem.

Um outro dado da pesquisa do British Journal of Dermatology ajuda a comprovar a relação entre a acne e a saúde mental: o risco de depressão vai diminuindo à medida que a pele é tratada e as lesões vão diminuindo.

Uma pesquisa anteriormente realizada pela British Skin Foundation com 2 mil pessoas com acne também ajuda a explicar o porquê dos altos índices de depressão entre eles. Mais da metade dos participantes já foi insultado por alguém próximo por causa do aspecto da pele, um em cada cinco já teve um relacionamento que terminou por isso e mais de 10% diz ter perdido o emprego pelo mesmo motivo.

Como tratar a pele com acne

O primeiro passo é ir ao dermatologista para identificar a causa da acne. Motivos como desequilíbrio hormonal, alimentação desregulada, falta de limpeza na pele do rosto, medicações e genética são os mais comuns. Existem formas de tratar diferentes de tratar as espinhas, mas a dedicação diária do paciente é fundamental para o sucesso do tratamento. Veja o que você pode fazer para se livrar desse mal:

• Limpe a pele de manhã e à noite com um sabonete facial próprio para peles com acne ou água micelar.
  • Use protetor solar todos os dias! Ele vai proteger sua pele das manchas permanentes e também da acne causada pelo excesso de sol. O item também é fundamental para quem faz tratamentos para espinhas com ácidos!
  • Remova a maquiagem todos os dias antes de dormir! Ao dormir maquiada, os produtos podem entupir e inflamar ainda mais os poros.
  • Atente-se à alimentação! O consumo de comidas gordurosas pode aumentar a acne.

O que fazemos no Espaço Saúde Rio

Para tratar a acne, primeiramente o paciente deve passar por uma consulta com um de nossos dermatologistas para que seja identificado o grau da condição, que determinará o tratamento escolhido. Nossos médicos podem prescrever antibióticos orais ou tópicos e indicar tratamentos com laser de CO2 fracionado, terapia fotodinâmica, limpeza de pele, peelings químicos e de cristal e tratamento facial com LED azul. Dependendo do tratamento escolhido, o paciente terá recomendações diferentes, mas todas acima valem para qualquer um dos casos.

Livre-se da acne! Venha recuperar a sua autoestima no Espaço Saúde Rio!