Cicatrizes: como tratar e amenizar estas marcas da sua vida

Algumas têm seu charme e simbolizam histórias de vida que merecem ser eternizadas, mas a maioria traz mesmo lembranças ruins e, em muitos casos, abalam a autoestima e a confiança dos seus portadores. Falamos, claro, das cicatrizes, cujas origens podem ser as mais diversas – de cortes a queimaduras, de cirurgias a pancadas e arranhões -, assim como a aparência e o efeito que causam nas pessoas.

É possível evitá-las? Depende muito do tipo de lesão. Dicas como lavar o ferimento com água e sabonete e proteger a região atingida do sol funcionam em alguns casos. Procurar ajuda médica o mais rapidamente possível é importante para que seja feita uma avaliação quanto à necessidade de pontos, pomadas ou faixas elásticas a fim de que o ferimento não deixe marcas permanentes. Uma boa cicatrização vai depender do tipo de lesão e de fatores que vão desde a parte do corpo e o tipo de pele à idade e à genética.

Técnicas e tratamentos

A boa notícia é que mesmo as marcas de pele mais antigas podem ser apagadas. Peeling, microagulhamento, aplicação de lasers fracionados, luz pulsada e aplicação de botox são algumas das técnicas que resultam em melhoras significativas e podem tornar as cicatrizes até mesmo imperceptíveis. Em geral, recomenda-se o “mix” destas técnicas, isto é, a intercalação dos procedimentos para que o resultado obtido seja o melhor possível conforme a resposta do corpo de cada um.

Tão importante quanto respeitar o tempo entre as intervenções médicas (em torno de 30 dias) é entender que o que vale para uma pessoa pode não ser eficaz para outra. As reações são diferentes e, embora seja possível estimar a melhoria, é impossível prever o resultado final. O tom da pele, a predisposição do paciente à formação de queloides ou lesões avermelhadas, a região do corpo, a textura da pele, a extensão e a profundidade da lesão, entre outros fatores, devem ser levados em consideração em tratamentos que costumam durar de seis meses a dois anos até que se obtenha o efeito desejado. O Espaço Saúde Rio tem profissionais capacitados e os equipamentos necessários para realizar as técnicas e procedimentos capazes de apagar as cicatrizes.

Você já conhece o Projeto MARCAS DO BEM? Somente no dia 15 de outubro, além dos benefícios para a saúde e  autoestima, quem fizer algum dos tratamentos para cicatrizes e marcas vai poder colaborar diretamente com a instituição Solar Meninos de Luz, que cuida de mais de 300 crianças e adolescentes das comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, em Copacabana. O valor mínimo para doação – e pagamento do tratamento – é de R$ 30,00 e, ao contribuir, você passará a ser um dos Padrinhos do Coração e ajudará no pagamento de despesas como energia, gás, água, aluguel, IPTU, alimentação, pintura, material pedagógico, entre outros. O Projeto MARCAS DO BEM será realizado em um dia de cada mês nos próximos seis meses, porém, a partir de outubro, será cobrado um valor adicional pelo procedimento, além dos R$ 30 destinados ao Solar Meninos de Luz. Faça parte dessa corrente do bem!