03 jan Como aliviar queimaduras de sol
Embora sempre estejamos alertando sobre a importância do uso do protetor solar e os riscos do sol em excesso, muitas pessoas ainda insistem no hábito de se bronzear sem proteção.
A queimadura solar é uma reação inflamatória aguda da pele, em resposta à radiação, variando de acordo com a intensidade, tempo de exposição e o tipo de pele. Quando o banho de sol é feito com moderação, o corpo produz melanina progressivamente. A substância age como um filtro natural, bloqueando a radiação excessiva e possibilitando um bronzeado saudável.
Quando se insiste na exposição solar forte, a vermelhidão pode evoluir para ardência ou microbolhas dependendo do caso. Agora, o que você pode fazer para amenizar essa sensação depois que o estrago já foi feito?
Tome um banho com sabonete suave e logo depois aplique o melhor hidratante que tiver. Uma boa pedida são os que têm os seguintes componentes na fórmula: Pantenol, Alantoina, Dimethicones e Silicones, Óleos de uva ou Macadâmia, Óleo de germe de Trigo, Azuleno, Vitamina E, Aloe Vera, Lactato, Ceramidas, Aveia. Em zonas muito afetadas, aplique cremes cicatrizantes e loções pós-sol para aliviar.
Remova as camadas de pele morta com cuidado
Caso você comece a descascar, massageie-se suavemente no banho para a pele ir se soltando. Logo após, não esqueça do hidratante. Sugerimos os com ureia (retentora de água) e silicone (que protege e dá brilho).
Tome banhos frios e faça compressas geladas
A água fria do chuveiro ajuda a refrescar a pele quente do sol. Fazer compressas de água gelada por 15 minutos também pode ajudar a diminuir o inchaço e a aliviar a dor. Além da água, o chá de camomila possui efeito calmante e pode ajudar a diminuir a vermelhidão. É só preparar o chá e deixar na geladeira por um tempo antes de realizar o processo.
Alguns alimentos podem ajudar
Alimentos que contém ácido alfa-lipóico ajudam na recuperação de queimaduras de sol. O componente está presente no arroz integral, aveia, quinoa e amaranto, por exemplo. Óleos vegetais também podem ser usados para cozinhar os alimentos e temperar saladas.
Beba muita água
Em situações normais, o consumo de água já é fundamental para uma pele saudável. Quando entram as queimaduras na jogada, é ainda mais importante se hidratar para a regeneração da pele.
Como tratar os efeitos a longo prazo?
Existem dois tipos de faixas de radiações solares. Os raios UVB são os principais responsáveis pelas queimaduras e estão mais presentes entre às dez da manhã e três da tarde. Já os raios UVA penetram mais fundo na pele, atuando diretamente no envelhecimento.
Para tratar esse quadro, temos diferentes tratamentos aqui na clínica, como o rejuvenescimento facial, com fio lifting e aplicações de toxina botulínica. O último atua nas cicatrizes, aplicado diretamente nos quelóides.
Procure nossos profissionais no Espaço Saúde Rio para mais informações.