Conheça 4 causas para as manchas roxas e como tratá-las

Na semana passada, falamos um pouco mais sobre os diferentes tipos de manchas vermelhas e quais são os melhores tratamentos para eliminá-las. Hoje, vamos falar sobre outro tipo de mancha, as roxas. Elas são sangramentos que acontecem na pele ou nas camadas logo abaixo dela, devido a um rompimento de vasos sanguíneos, que pode ser provocado pela fragilidade dos vasos, pancadas, alteração das plaquetas ou capacidade de coagulação do sangue. Conhecidas como púrpuras ou equimoses, essas manchas costumam aparecer e desaparecer espontaneamente, sem causar grandes sintomas. Confira abaixo as quatro principais causas de manchas roxas e como tratar:

1 – Fragilidade capilar

O quadro acontece quando pequenos vasos de sangue, responsáveis pela circulação, ficam frágeis e se rompem espontaneamente, causando sangramento na pele. Entre as causas para a fragilidade capilar estão envelhecimento, alergias, predisposição genética, questões emocionais e deficiência de vitamina C. Também vale ressaltar que, em alguns casos, a causa do enfraquecimento capilar não é detectada. Com isso, algumas pessoas podem ter manchas roxas com mais facilidade do que outras, sem que isso seja indicativo de uma doença ou um problema de saúde.

Tratamento:  Comumente, essas manchas surgem e desaparecem espontaneamente, sem a necessidade de tratamento. Algumas pomadas para hematomas podem acelerar esse processo, diminuindo a inflamação e facilitando a reabsorção do sangue.

2 – Distúrbios do sangue

Algumas enfermidades podem interferir na coagulação do sangue, tanto pela redução do número de plaquetas ou pela alteração dos fatores de coagulação do sangue, que facilita o sangramento e a formação de manchas. Entre as doenças que causam distúrbios do sangue estão infecções por vírus ou por bactérias, doenças auto-imunes, doenças do fígado, doenças da medula óssea e doenças genéticas. Essas manchas, causadas por doenças,  costumam ser mais graves e sua intensidade varia de acordo com a causa.

Tratamento: O tratamento vai depender da causa, podendo ser necessário, de acordo com a indicação do médico, o uso de remédios para regular a imunidade, como corticoides, o tratamento de infecções, a filtração do sangue, ou, em último caso, a transfusão de plaquetas.

3 – Dermatose purpúrica

Condição vascular comum em idosos, ela é causada por pequenas equimoses em regiões onde não ocorre a formação do coágulo constantemente. É uma doença crônica, de origem desconhecida e que não apresenta grandes riscos ao paciente.

Tratamento: Por ser uma doença crônica, o tratamento consiste, basicamente, no controle da dermatose. A análise do médico dermatologista é fundamental para esse controle.

4 – Uso de medicamentos

Por interferir na capacidade de coagulação do sangue ou na ação das plaquetas, alguns medicamentos podem predispor à formação de manchas roxas. Alguns exemplos são AAS, Clopidogrel, Paracetamol, Hidralazina, Tiamina, quimioterapia ou medicamentos da classe dos anticoagulantes.

Tratamento: Após conversa com o médico, deve-se avaliar a possibilidade de remover ou trocar as devidas medicações que podem causar o sangramento.

Cadastre-se no Club VIP pelo link: http://espacosauderio.com.br/pc/club-vip-pele-bonita/