24 jan Cuidados com a pele durante a gravidez
A gravidez é um período de muitas mudanças hormonais, que afetam o corpo e a pele. Devido a alterações vasculares e o aumento dos vasos sanguíneos, a pele da mulher grávida fica mais sensível. Isso dá espaço à quadros de melasma, celulite e estrias. Além dos cuidados para amenizar essas alterações mais comuns, te damos outras dicas de como passar por esses nove meses com os menores danos na pele possíveis.
Manchas na pele
As manchas são provocadas pelo aumento dos hormônios femininos, mantidas pela exposição ao calor e sol. É imprescindível o uso do filtro solar, mas caso as manchas persistam, após a gravidez, durante a amamentação, é possível diminuí-las com luz intensa pulsada. Depois desse período, ácidos podem ser a solução para removê-la.
Filtro solar e vitaminas
Como mencionado acima, o filtro solar é o mais importante aliado no combate ao melasma. Cremes com antioxidantes como Vitamina C e E também são bem vindos. No corpo, aposte em hidratantes com óleos essenciais, como semente de uva, macadâmia, óleo de oliva ou argan. Dê uma atenção especial à barriga, seios, flancos, coxas e glúteos.
Limpeza de pele
Embora a pele esteja mais sensível, a limpeza de pele está liberada, com algumas precauções. É bom evitar o uso de produtos esfoliantes contendo ácidos, pois a pele absorve. Também é fundamental aplicar filtro solar logo após a limpeza, pois a pele fica mais fina, assim, a chance de manchar é maior. Máscaras calmantes com substâncias como ácido salicílico, antibióticos e despigmentantes devem ser banidas, pois podem conter substâncias prejudiciais ao bebê.
Estrias
O primeiro passo para evitar estrias é manter o peso durante a gravidez. Exercícios físicos, desde que controlados, estão liberados. Estrias já existentes não vão piorar na gestação, mas devem servir de alerta porque representam que a pele já é propensa a elas. Sabonetes e cremes indicados por um dermatologista são o tratamento inicial. Você também pode optar por tratamentos A laser para diminuí-las.
Pele dos seios
Para evitar feridas, higienize o bico da área apenas com água, para preservar a hidratação natural. Procure não esfregar com buchas e nem passar sabonete no local.
Do que fugir
Não recomendamos o uso de produtos com perfumes, parabenos e álcool. O contato com essas substâncias pode ser prejudicial para o bebê. Já em relação aos procedimentos, evite todos que possuem ácidos abrasivos e que agridem a pele, como aqueles à base de ácido retinoico ou retinol.
A orientação final é que, sempre que a gestante tiver qualquer problema na pele, é importante procurar um dermatologista. Em casos graves, como uma reação mais forte, pode ser necessária a introdução de um medicamento oral, por isso é importante a visita ao médico. Estamos prontos para esclarecer todas as suas dúvidas na Espaço Saúde Rio.