Cuidados com a pele e o corpo nas festas de fim de ano

As tentações são muitas: para a pele, o calor escaldante convida ao banho de mar, piscina ou cachoeira, que são uma delícia, mas nos deixam expostos ao sol e, consequentemente, aumentam a necessidade de filtros e protetores solares. Sem falar na maquiagem, que se torna indispensável com tantos eventos e compromissos sociais.

Para o corpo, as confraternizações com amigos ou colegas de trabalho e, principalmente, as ceias de Natal e Réveillon são pródigas em comidas fartas, pesadas e – aí que mora o perigo – suculentas, difíceis de resistir e fáceis de provocar efeitos indesejados.

Por esses motivos, os cuidados com a pele e o corpo merecem atenção redobrada nesta época do ano. A pele pede higienização, hidratação e proteção constantes. Limpá-la no início e no fim do dia remove a oleosidade, as impurezas, a maquiagem e o excesso de filtros e protetores. Para que seja bem feita e eficiente, é fundamental o uso de sabonetes indicados para o seu tipo de pele e específicos para corpo e rosto.

A hidratação rejuvenesce e confere um aspecto mais saudável e firme à pele, além de prevenir rugas, coceiras e aspereza. Já a proteção contra o sol adquire uma importância ainda maior no verão e deve ser um hábito diário, independente das idas à praia ou à piscina. Nestas, o reforço de filtros e protetores pode ser feito a cada duas horas, pelo menos. Evitar se expor ao sol no período entre 10 e 16 horas também é recomendável.

Entre os tratamentos, se o seu objetivo é ficar mais bonita para as festas, o ideal é procurar os que trazem resultados mais imediatos, como as máscaras faciais e o peeling. Ambos servem também para recuperar a pele dos excessos de fim de ano.

Para se proteger dos excessos à mesa

A hidratação também ganha protagonismo quando o assunto é proteger o corpo dos exageros comuns nas ceias de fim de ano. Ao beber bastante água, impedimos o nosso organismo de confundir fome com sede e, assim, achar que precisamos ingerir mais alimentos. A água também dever ser uma companheira inseparável quando consumimos bebidas alcóolicas: o ideal é alternar a ingestão de uma e outra.

Evitar chegar às festas com fome é outra dica valiosa. Caso contrário, fica mais difícil escapar dos tenders, perus e bacalhaus enfileirados à mesa.  Por falar nisso, que tal escolher apenas um prato e deliciar-se com ele? Se não conseguir, procure então fazer pequenas porções de cada um. E coma devagar para não ficar repetindo sem parar. As dicas valem também para as sobremesas.

Beber com moderação é garantia da ingestão de menos calorias e também, por que não?, de uma noite tranquila e sem vexames.

Por fim, você tem que agradar a si mesmo e não aos outros. Coma o que sente vontade e não ceda a pressões de amigos e parentes para provar de tudo. No final, o único prejudicado pelos excessos será você mesmo.

Quer mais algumas dicas para manter a linha neste fim de ano? Clique aqui e assista ao vídeo que a Dra. Monica Linhares produziu com a participação da nutricionista Gabriela Avvad e da empresária, coach financeira e cliente do Espaço Saúde Rio, Fabiana Carneiro. Um bate-papo descontraído e esclarecedor, que vai tirar suas principais dúvidas sobre o assunto.