09 dez Dezembro Laranja – Prevenção ao câncer de pele
A Sociedade Brasileira de Dermatologia promove, desde 2014, o Dezembro Laranja. Com isso, dezembro tornou-se o mês de conscientização do câncer de pele. Desde essa data, neste mês são realizadas ações em parceria com instituições públicas e privadas para informar a população sobre as principais formas de prevenção e incentivar a procura por um médico especializado para diagnóstico e tratamento.
O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com aproximadamente 180 mil novos casos ao ano. Felizmente, quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.
O que é câncer de pele?
Câncer de pele é um tumor que atinge a pele. É o câncer mais frequente no Brasil e no mundo. É considerado comum em pessoas com mais de 40 anos e raro em crianças e pessoas negras. Sua causa principal é a exposição excessiva ao sol.
Tipos de câncer de pele
Ele ocorre quando as células se multiplicam sem controle. A saber, pode ser classificado em:
- câncer de pele melanoma: tem origem nas células produtoras da melanina, substância que determina a cor da pele, e é mais frequente em adultos brancos;
- câncer de pele não melanoma: mais frequente no Brasil, responsável por 30% de todos os casos de tumores malignos registrados no País.
Fatores de risco
Pessoas com pele muito clara, albinas, com vitiligo ou em tratamento com imunossupressores são mais sensíveis ao sol. Consequentemente, são mais propensas a adquirir esse tipo de câncer.
O câncer de pele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos. Entretanto, nos últimos anos, a média da idade vem diminuindo.
Como identificar?
Os principais sintomas do câncer de pele são manchas que coçam, descamam ou sangram; sinais ou pintas que mudam de forma, cor e tamanho, além de feridas que não cicatrizam em 4 semanas.
Este tipo de câncer de pele costuma ocorrer nas partes do corpo que ficam mais expostas ao sol, por exemplo rosto, pescoço e orelhas.
Se ao realizar um autoexame, você notar manchas com tamanhos e cores diferentes, ou qualquer sinal não comum, procure um dermatologista para avaliar. Existem exames não invasivos que classificam a lesão como maligna ou benigna, como a dermatoscopia. Para ter certeza, às vezes é necessário realizar uma biópsia.
Como é feito o diagnóstico do câncer de pele?
Uma vez observados os sintomas, é fundamental marcar uma consulta médica o quanto antes. O diagnóstico do câncer é feito pelo dermatologista por meio de exame clínico. Dependendo do caso, serão realizados exames como a Dermatoscopia, com o auxílio de um aparelho que visualiza camadas da pele não vistas a olho nu, ou biópsia.
ABCDE
O ABCDE ajuda a diagnosticar o câncer de pele. Ao fazer o autoexame, você deve ficar atento a:
A – Assimetria: um lado não é parecido com o outro
B – Bordas: bordas irregulares
C – Cor: variedade de cores, geralmente tons de preto e marrom
D – Diâmetro: tamanhos maiores que 6 mm
E – Evolução: mudanças em tamanho, forma, cor; sangramento ou novo sintoma
Prevenção
A principal forma de prevenir o câncer de pele é evitar a exposição ao sol, principalmente entre 10h e 16h, quando os raios solares são mais intensos. Além disso, é importante utilizar óculos de sol com proteção UV, chapéus, sombrinhas e guarda sol. O uso de filtro solar também é indispensável, tanto no corpo quanto no rosto. E não se engane achando que ele é pra ser usado apenas nos dias de sol! Mesmo em dias nublados a pele fica exposta aos raios UVA. Isso ocorre porque eles possuem a capacidade de ultrapassar as nuvens.
Portanto, use e abuse do filtro solar. E atenção à forma correta de aplicação, já que o fator de proteção pode variar com a espessura da camada aplicada, além da frequência da aplicação e exposição à água. E não se esqueça do protetor labial!
Por fim, dê uma atenção especial aos bebês e crianças. Afinal, a infância é o período mais suscetível aos efeitos da radiação UV, que podem se manifestar posteriormente, na vida adulta.
A equipe do Espaço Saúde Rio apoia a causa do Dezembro Laranja! Entre em contato conosco e venha cuidar da saúde da sua pele.
☎ (21) 3874-3134⠀
📱 (21) 98606-5495⠀