17 ago MELASMA: conheça as inovações no tratamento
Inimigo número da autoestima e uma das principais queixas de muitas mulheres em clínicas de estética e dermatologistas, o melasma não é uma doença grave ou contagiosa. Porém, por se manifestar através de manchas escuras principalmente na pele da face (com ocorrências também no colo e nos braços), incomoda e faz com que, em alguns casos, suas portadoras tenham até a vida social comprometida. A boa notícia é que estudos recentes, além de demonstrarem que o melanócito (célula produtora da melanina) não é o único responsável pelas manchas, apresentam novidades bastante eficazes no tratamento do melasma.
Filtros solares, lasers e novos aliados contra o melasma
Filtros solares não são propriamente uma novidade, mas é determinante que tenham proteção UVA + UVB e combinem, de forma balanceada, filtros físicos e químicos, com fator de proteção solar (FPS) sempre maior que 50 para todos os tipos de pele. Eles também devem ser coloridos como uma base, pois somente assim são capazes de proteger a pele da luz visível, emitida por telefones celulares, lâmpadas e computadores.
Medicamentos por via oral têm sido protagonistas no tratameto do melasma. Entre suas substâncias, destaca-se o ácido traxenâmico, ministrado sempre sob rigoroso controle médico. A sua principal ação consiste em bloquear os vários estímulos negativos que provocam e/ou pioram o melasma, como a radiação ultravioleta, o estresse oxidativo celular, as alterações hormonais e o aumento dos vasos sanguíneos. Os resultados têm sido animadores.
Por conta de trabalhos científicos terem demonstrado que é necessário tratar os vasos sanguíneos que estão aumentados nas manchas do melasma, os lasers que têm como alvo a hemoglobina presente nas células vermelhas do sangue estão muito bem indicados. Todos atuam de forma a destruir esses vasos mais superficiais da pele manchada e, desta maneira, interromper o processo inflamatório, uma constante no melasma.
Para o tratamento das manchas propriamente ditas, a indicação são os lasers que atacam os pigmentos de coloração acastanhada. Por oferecerem baixa energia e pulsos muito rápidos, são necessárias várias sessões para que haja a destruição e a eliminação do acúmulo de melanina.
Eu não aguento guardar tanto segredo quando é para ajudar um número enorme de pacientes. Acabei de chegar do Congresso Mundial de Medicina Estética e Anti-aging e estou cheia de novidades! Uma dessas novidades é um novo produto clareador que promete tratar hiperpigmentações e melasma livre de hidroquinona.Esse produto é a cisteamina.
O que é Cisteamina?
A cisteamina é um novo ingrediente intensivo de despigmentação que substitui a hidroquinona nos casos de hiperpigmentação.
Eficácia significativa de despigmentação
Relação risco/benefício superior em comparação com a hidroquinona e todas as outras alternativas
Não-cancerígeno, não mutagênico não carcinogênico
Cisteamina pode ser usada:
Sob todas as condições do sol – Não deixa a pele sensível ao sol( fotosensibilizante). 🎯A cisteamina pode ser aplicada independentemente da intensidade e exposição ao sol. Proteção alta com FPS é necessária em todos os casos
Pode ser usada na superfície da pele – rosto, pescoço, corpo, mãos e pés, articulações, lábios e área íntima, a cisteamina pode ser usada em qualquer parte da pele humana, com exceção do contorno dos olhos para a formulação de 5%.
Pode ser usada também nas peles castanhas e escuras – Segura, eficaz e sem efeitos colaterais, a
Cisteamina atua em qualquer fototipo cutâneo e em qualquer tipo de marcas pigmentadas. Como as manchas marrons respondem mais rapidamente à cisteamina do que a pele normal, a pele ficará uniforme. Os tipos de pele marrom e escura reagirão mais rapidamente.
Estou ansiosa para tratar meus pacientes e comprovar os resultados.
Se você quer saber mais agende uma avaliação com nossas consultoras:
Tel:(21)3874-3134 / 98606-5495
Tratamentos feitos no Espaço Saúde Rio
O Espaço Saúde Rio trabalha com dermatologia clínica e estética avançada há mais de 17 anos e possui equipamento de suporte básico para qualquer tipo de intercorrência clínica com os pacientes, inclusive o melasma. Nossos tratamentos avançados são aprovados pela ANVISA e/ou F.D.A e nossa experiência em dermatologia e medicina estética é amplamente reconhecida, o que nos levou a oferecer cursos e treinamentos a outros profissionais da área.
Ao longo de muitos anos de prática, sabemos o quanto esse problema pode causar transtornos psicológicos e físicos e, por isso, temos consciência da nossa responsabilidade dia após dia em oferecer a melhor tecnologia, assim como usar de toda a nossa experiência para ajudar ao máximo cada paciente de uma forma personalizada a obter os melhores resultados possíveis.
Aplicação de produtos clareadores, uso de cosméticos regulares, micro agulhamento, luz pulsadas, laser de Nd-Yag e combinação de peelings superficiais, médios e profundos são alguns dos procedimentos oferecidos pelo Espaço Saúde Rio contra o melasma.
Não deixe de conhecer o nosso PROGRAMA PRINCESS SKIN, exclusivo do Espaço Saúde Rio para você combater o melasma e cuidar da sua pele com uma oferta especial. É só clicar no link: