Mitos e verdades sobre a toxina botulínica

A toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox®, é um tratamento que gera polêmica e levanta muitas dúvida. Aqui você descobre os mitos e verdades sobre o procedimento

 

Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu comentários negativos quando disse que queria aplicar Botox! Ainda hoje, ainda existe muita desinformação em torno da aplicação da toxina botulínica, visto que muita gente ainda vê o procedimento com o estigma do exagero, pensando em pessoas que perderam a expressão depois de muitas aplicações. Viemos hoje para quebrar essa ideia e esclarecer, de uma vez por todas, o que é mito e o que é verdade em torno da toxina botulínica. Confira!

 

 

O Botox pode afetar a expressão: MITO E VERDADE!

Vamos começar pela maior polêmica de todas! No geral, a aplicação da toxina não afeta a expressão. No entanto, caso seja injetada em locais inadequados ou em excesso, pode prejudicar a movimentação do rosto. Por isso, reforçamos a importância de só realizar o procedimento com profissionais qualificados em clínicas de confiança.

 

Pode transmitir botulismo: MITO! 

A toxina botulínica realmente é produzida a partir da bactéria causadora do botulismo, porém a substância é purificada e utilizada em pequenas doses, o que impede qualquer chance de contaminação.

A toxina botulínica ajuda a amenizar tanto rugas quanto marcas de expressão: VERDADE!

A sua aplicação promove o relaxamento muscular, suavizando os movimentos que levam ao aparecimento de rugas e marcas de expressão. 

O procedimento pode ser utilizado em todos os tipos de rugas: MITO!

A toxina deve ser utilizada apenas para tratar rugas dinâmicas, causadas pela movimentação dos músculos da face. 

O efeito é imediato: MITO!

Apenas após 72 horas é possível observar algumas mudanças na aparência, porém o resultado final só pode ser visto depois de 1 ou 2 semanas.

É contraindicado para grávidas: VERDADE! 

Essa é uma das contraindicações. As gestantes não podem realizar a aplicação por não existirem estudos que comprovem a segurança da substância para a gestante e para o bebê. O procedimento ainda é contraindicado para: mulheres que estejam amamentando, pacientes alérgicos aos componentes do tratamento, portadores de coagulopatias ou de doenças neuromusculares e imunológicas. 

O resultado é permanente: MITO!

O efeito da aplicação de toxina botulínica dura em torno de seis meses, bloqueando os movimentos musculares da região aplicada, mas, após esse período, o organismo cria novas vias para transmitir a informação dos neurônios para os músculos, voltando com os movimentos do rosto.

A aplicação de toxina botulínica também ajuda a tratar doenças: VERDADE!

A toxina também pode contribuir com o tratamento de diversas doenças, como bexiga hiperativa, blefaroespasmo, estrabismo e enxaqueca. 

Existe idade mínima para se render ao botox: MITO!

Não existe idade ideal. O que deve prevalecer é o bom senso do profissional. Em alguns casos, pacientes jovens podem fazer aplicações de forma preventiva. 

 

Quanto mais cedo você começa, maior a quantidade do produto que você vai precisar ao longo dos anos: MITO!

A idade de início não tem nenhuma relação com necessidade de uso de uma dosagem maior do produto no futuro.

 

O procedimento é dolorido: MITO!

A aplicação da toxina botulínica é indolor, pois a agulha utilizada é bem fina. Porém para pessoas mais sensíveis pode ser aplicado um anestésico tópico local.

Toxina botulínica e anestésico não podem ser utilizados juntos: MITO!

Como mencionamos acima, o tratamento não causa muita dor, por isso, na maioria dos casos, não se usa anestesia. No entanto, pode, por exemplo, ser utilizado no tratamento da enxaqueca, pois demanda a aplicação em muitos pontos da face.

 

Quem pratica atividade física com frequência pode ter menor duração da toxina botulínica: VERDADE!

 

Quanto maior o uso da musculatura, maior a degradação do produto.

 

É possível levantar as sobrancelhas com o botox: VERDADE!

As sobrancelhas podem ser elevadas com a aplicação do botox, com o objetivo de paralisar ou diminuir a contração do músculo, podendo até corrigir assimetrias. 

 

A toxina botulínica pode ser utilizada para aumentar o volume dos lábios: VERDADE!

Não, pois ela serve para relaxar a musculatura onde é injetada, tratando as rugas de expressão. Sendo assim, a finalidade não é dar volume. O tratamento indicado para aumento de volume dos lábios é o preenchimento labial que, além do volume, também pode ser usado para contornar a área.

 

Esperamos você no Espaço Saúde Rio para uma avaliação precisa caso você tenha vontade de aplicar toxina botulínica. Prometemos sanar todas as suas dúvidas e te ajudar a encontrar a sua melhor versão!

 

Leia também: Mitos e verdades sobre preenchimento