03 abr Os efeitos do chocolate para a pele
Saiba os benefícios e malefícios do chocolate para a sua pele e entenda que o segredo está no consumo moderado. Cuide-se nessa Páscoa!
Quem não ama chocolate? Seja ao leite, branco ou amargo, o doce é paixão mundial e é muito consumido no Brasil. No entanto, a grande maioria das pessoas acha que a única coisa boa do chocolate é o sabor, o que não é verdade. Quando consumido da forma certa, pode trazer benefícios à saúde, inclusive para a pele. Da mesma forma, o consumo indevido tem seus danos. Como estamos a poucos dias da Páscoa, saber qual chocolate e qual quantidade consumir é fundamental para manter a pele bonita. Descubra tudo sobre o assunto aqui!
Qual chocolate é o mais saudável?
Tenha em mente as seguintes taxas:
- Chocolate ao leite: 540 calorias a cada 100g do produto, 50% desse valor vindo do açúcar.
- Chocolate branco: 530 calorias, a cada 100g do produto, 45% desse valor vindo do açúcar.
- Chocolate amargo (75% de cacau): 570 calorias, 25% desse valor vindo do açúcar.
Portanto, percebe-se que o amargo é o com menos quantidade de açúcar e que tem maior quantidade de cacau, que é o que oferece o valor nutritivo do chocolate.
Designed by freepic.diller / Freepik
Quais os benefícios do chocolate?
O cacau é fonte de antioxidantes e gorduras boas, além de diminuir a carga de açúcares muito alta presente nos outros tipos de chocolate. O cacau puro tem cerca de 43,6 mg por grama de flavonoides, que pertencem a um grupo de antioxidantes poderosos chamados polifenóis, que preservam a pele da radiação UV. Além disso, o cacau é rico em magnésio, ferro, zinco, vitaminas B6, B3 e C magnésio e cobre.
A dose ideal é cerca de 20 a 30g por dia para aproveitar de forma positiva esses antioxidantes, as gorduras boas, vitaminas e minerais provenientes do chocolate amargo. O consumo pode melhorar a pele, os cabelos e as unhas além de prevenir o envelhecimento precoce e doenças cardiovasculares.
Designed by freepic.diller / Freepik
Então como dá espinha?
Alimentos com alto índice glicêmico e leite, como barras de chocolate, bombons e ovos de Páscoa, podem piorar a acne. Por isso, o chocolate amargo é o mais indicado e a orientação médica é que o doce seja consumido com moderação. Dessa forma, não é o cacau que piora a acne e sim os outros compostos do chocolate, como leite, açúcar, aditivos e gordura hidrogenada.
Quando você come um alimento com alto índice glicêmico, a glicose chega rapidamente ao sangue e estimula um pico de insulina, que leva o açúcar para dentro da célula. É esse pico que pode piorar a acne em pacientes com predisposição para o quadro.
Designed by freepic.diller / Freepik
Aqui no Espaço Saúde Rio fazemos tratamentos variados para combater a acne de acordo com o grau e tipo de pele do paciente, mas nada adianta caso a pessoa não se comprometa a seguir as orientações de cuidados com a pele e alimentação. Portanto, para o sucesso do nosso trabalho, siga essas dicas e não passe vontade de comer um chocolate – com moderação!
Leia também: Biomoduladores: uma nova era na dermatologia