Pele oleosa: mitos e verdades

Aprenda a cuidar da sua pele oleosa, sabendo o que é verdade e o que é mentira sobre esse tipo de pele

Só quem sofre com a oleosidade sabe como pode ser ruim ter que lidar com esse tipo de pele diariamente. No entanto, muitas informações falsas e mitos dominam o assunto. Para você que sofre com uma pele oleosa não ter mais problemas no cuidado com a mesma, viemos esclarecer o que é fato e o que é fake quando o assunto é oleosidade.

A pele oleosa não precisa de hidratação

Mito! Inclusive, quem tem tendência à acne necessita de nutrição para manter a textura saudável e viço. O ressecamento excessivo pode desencadear o efeito rebote, deixando a pele mais oleosa, caso não seja hidratada.

A pele oleosa tem mais tendência à acne

Verdade! Normalmente a pele oleosa possui hiperprodução de sebo pelas glândulas sebáceas, que acabam obstruindo os poros e facilitando a proliferação de bactérias. Por isso, a acne surge com mais facilidade e os medicamentos para tratá-la promovem a atrofia das glândulas sebáceas, diminuindo os edemas.

Quem tem pele oleosa também tem cabelo oleoso

Verdade! Existem glândulas que produzem sebo na face, costas, tórax e no couro cabeludo. Se a oleosidade for causada pelo excesso de hormônios, medicamentos ou predisposição genética, não irá afetar apenas o rosto, mas também estará presente em outras partes do corpo.

Chocolate causa espinhas

Verdade (em parte)! Alguns alimentos estimulam a produção de insulina pelo corpo, que, junto à ação de outros hormônios, pode aumentar a produção de sebo e influenciar no surgimento de acne e cravos. Como grande parte dos chocolates levam leite em sua composição, é considerado um alimento gorduroso e com alto teor de glicose, causando o aumento da insulina.

 

Quanto mais lavar o rosto, menos oleosa a pele irá ficar

Mito! O ideal é higienizar a pele apenas duas vezes ao dia. Quando lavamos o rosto em excesso, de modo compensatório, a pele acaba produzindo mais óleo para evitar o ressecamento e manter a proteção. O que pode mudar dependendo do paciente é o tipo de produto. Pessoas de pele oleosa devem usar gel de limpeza com adstringentes ou controle de óleo. Atenção para a temperatura da água! Se estiver muito quente, remove a oleosidade natural da pele e incentiva as glândulas a produzir mais sebo. Se estiver muito fria, os poros não se abrirão o suficiente para que a lavagem seja completa e eficaz. Por isso, o ideal é optar sempre pela água morna.

Protetor solar aumenta a oleosidade da pele

Mito! Inclusive, existem muitos filtros que, além de protegerem a pele, também tratam a oleosidade. Consulte seu dermatologista para descobrir qual é o mais adequado para o seu tipo de pele. Peles oleosas se adaptam bem aos produtos em gel, loções livres de óleo e séruns leves.

Pele oleosa envelhece mais tarde e tem menos rugas

Parcialmente verdade. A pele oleosa possui a camada lipídica protetora mais espessa do que os outros tipos. Dessa forma, ocorre uma menor perda de água através da barreira cutânea, atrasando o aparecimento das rugas. Além disso, ao contrário da pele seca, a pele com mais oleosidade refrata melhor a luz solar e, com isso, apresenta menos rugas, manchas e outras sinais da idade. No entanto, o envelhecimento não está atrelado apenas à perda de água, mas também a outros fatores, como tabagismo, exposição solar em excesso, poluição, alimentação, entre outros.

Quem tem rosto oleoso, tem corpo com as mesmas características

Mito! A presença de oleosidade no rosto não significa que o corpo também terá as mesmas características. A face e o couro cabeludo acumulam mais glândulas sebáceas do que outras regiões. Assim, uma pessoa pode ter o rosto mais oleoso, enquanto outras partes do corpo são mais ressecadas.

Apenas os jovens têm a pele oleosa

Mito! Não existe idade para ter pele oleosa. Com o passar dos anos, a pele fica mais sensível, fina e até seca, porque vai perdendo a oleosidade natural. O que também pode acontecer é que o estímulo de hormônios sexuais tende a diminuir com a idade e, com isso, a tendência à pele oleosa também. No entanto, ainda sim, é possível que a oleosidade ainda esteja presente mesmo em peles adultas.

Pele oleosa não precisa de hidratante e nem de filtro solar?

Mito! Esse tipo de pele possui sim um hidratante natural, mas não dispensa o uso de hidratantes. A questão é a preocupação com a textura a ser utilizada. A dica é apostar em produtos que produzem a sensação de toque seco e um efeito mate, como séruns e versões em oil-free e versões antioleosidade para filtros solares, que possuem absorção rápida e controlam o aspecto luminoso.

Quem tem pele oleosa pode usar maquiagem todos os dias

Verdade! Antigamente, os itens de beleza obstruíam os poros e não deixavam a pele respirar propriamente. Hoje em dia já existem tecnologias que permitem que até mesmo pessoas com pele oleosa possam usar maquiagem diariamente. Muitas mulheres usam maquiagem justamente para disfarçar os efeitos da pele oleosa. Desde que os produtos sejam removidos por completo ao final de cada dia, não há motivos para se preocupar.

No Espaço Saúde Rio, você encontra dermatologistas prontos para te orientar sobre os melhores produtos para a sua pele oleosa e tratamentos que podem amenizar o efeito. Visite a nossa clínica e cuide da sua pele como ela merece!

 

Leia também: Como se livrar das olheiras