Queda de cabelo: possíveis causas e tratamentos infalíveis

Saiba como identificar se a sua queda de cabelo precisa de tratamento e quais são os mais indicados para combatê-la

 

Assim como o corpo e a pele, o cabelo também representa uma parte importante da nossa autoestima. Estar com fios bonitos e saudáveis faz toda a diferença! Por isso, quando problemas, como a queda de cabelo, vêm para nos atormentar, geram tanto desespero. Calma! Nem tudo está perdido. Afinal, existem tratamentos e até certo ponto, a queda é um processo natural do cabelo. Nosso objetivo é te ajudar a identificar qual o tratamento ideal para o seu caso e mostrar como evitar que seus cabelos caiam. Confira!

 

 

COMO EVITAR

 

Mantenha os cabelos sempre limpos

A oleosidade contribui para a queda do cabelo pois o óleo aumenta a proliferação de fungos e promove a descamação do couro cabeludo. Procure sempre lavar os fios com produtos específicos para o seu tipo de cabelo, de preferência, fugindo da água quente, que também intensifica a queda do cabelo. 

 

Dê uma pausa na química

Cabelos com química ficam quebradiços e podem causar queda caso ocorra irritação no couro cabeludo.

 

Cuide da sua alimentação

Aumente o consumo de alimentos ricos em ferro, zinco, ômega-3 e betacaroteno. Eles diminuem e evitam a queda de cabelo, contribuindo para fios mais fortes e saudáveis.

 

Cheque a composição dos medicamentos que você toma

Alguns medicamentos refletem na queda de cabelo. A varfarina, heparina, carbimazol, vitamina A, lítio ou as anfetaminas, são alguns deles. Consulte seu médico para avaliar se existe outro remédio que possa substituir o que te causa esse efeito.

Evite ações que possam danificar o fio

Uso excessivo de secador e chapinha, dormir com o cabelo molhado e usar tranças ou dreads durante muito tempo são só algumas das situações que você deve evitar para manter a saúde dos seus cabelos e, consequentemente, prevenir a queda.

O QUE PODE CAUSAR A QUEDA DE CABELO?

  • Estresse
  • Fumo
  • Superaquecimento do couro cabeludo com chapéus ou bonés
  • Uso de químicas no cabelo
  • Parto
  • Dietas muito restritivas
  • Alterações hormonais
  • Doenças venéreas
  • Interrupção repentina depois de longo uso de anticoncepcional
  • Alguns medicamentos
  • Hemorragias

COMO SABER SE A MINHA QUEDA DE CABELO É NORMAL?

Todo fio de cabelo passa por um cronograma natural: nasce, cresce, se estabiliza e cai. Esse processo dura em torno de dois meses. Se muitos fios estiverem no fim do ciclo ao mesmo tempo, é capaz de ocorrer uma queda mais acentuada.

O primeiro passo para identificar o grau da queda de cabelo é visitar o seu dermatologista para uma análise primária do seu caso, com exames e testes físicos no couro cabeludo. Caso necessário, você será encaminhada para um tricologista. Através de um exame chamado tricoscopia o médico consegue visualizar as suas estruturas capilares em um tamanho 70 vezes maior. Assim, é possível fazer um mapeamento do grau da queda de cabelo e, em alguns casos, até uma biópsia do couro.

 

Grave 

Casos que já duram mais de 45 dias necessitam de um tratamento médico personalizado em consultório, que dura, em média, de seis meses a um ano. Se o caso é ainda mais grave, chama-se alopecia cicatricial (dano permanente nos folículos capilares), que necessita de transplante ou implante.

 

Moderado

Se o seu caso já dura entre 30 e 45 dias, uma desintoxicação do couro cabeludo com produtos de limpeza profunda pode ajudar

Leve

Casos leves que duram até um mês podem ser solucionados com suplementação (ferro, zinco, vitaminas A, D, E, B e Biotina) e remédio oral.

Aqui no Espaço Saúde Rio, contamos com dermatologistas e tricologistas prontos para te ajudar a recuperar a autoestima através do combate à queda de cabelo. Trabalhamos com as mais modernas técnicas para te ajudar a vencer esse problema. O tratamento com lasers, por exemplo, fornece energia para as células capilares, ajudando no crescimento de novos fios e acelerando o dos já existentes.

Leia também: Os efeitos da maquiagem na pele