06 abr Sudorese Excessiva tem solução !
Suor excessivo tem solução
Você tem suor excessivo nas axilas, nas mãos e nos pés? E isso é um transtorno na sua vida? Pois bem, saiba que a hiperhidrose – nome científico do problema – tem tratamento. Antes de mais nada, cabe uma explicação: a hiperhidrose é uma doença que provoca sudorese excessiva em diversas áreas do corpo, literalmente, da cabeça aos pés, e que atinge 176 milhões de pessoas no mundo todo. Embora a medicina ofereça tratamentos variados, a falta de informação aparece como o principal obstáculo para resolver o problema.
A hiperhidrose afeta axilas, palma das mãos, rosto, cabeça, virilha e sola dos pés. Neste último caso, pode favorecer o surgimento de micoses. Alguns pacientes apresentam o problema em apenas uma área. Outros, em mais de uma. O problema pode ter consequências psicológicas graves, como o isolamento social e a depressão. A hiperhidrose, sozinha, não causa um odor desagradável, mas, frequentemente, a doença aparece conjugada a bromidrose, o mau cheiro provocado pela proliferação de bactérias que se alimentam de restos celulares e do próprio suor.
Não há dúvida que exalar um cheiro desagradável é um fator de sofrimento e constrangimento imensos. Mas não faltam opções de tratamento. Hoje, nos consultórios, as principais técnicas adotadas são as injeções de toxina botulínica e a iontoforese. Produtos tópicos também apresentam ótimos resultados.
Por sinal, a maioria dos pacientes resolve o problema com as soluções tópicas. Em casos mais graves, o médico propõe um tratamento mais complexo. A iontoforese, por exemplo, consiste em usar um aparelho elétrico para neutralizar as glândulas sudoríparas por meio de correntes iônicas. O próprio paciente faz a aplicação na área afetada, uma ou duas vezes por dia, com sessões de 15 a 30 minutos.
A toxina botulínica também se mostra eficaz, embora seus resultados sejam temporários. Ela bloqueia os estímulos nervosos para as glândulas sudoríparas, ou seja, “paralisa” a produção do suor. Em consultório, fazemos a aplicação do produto nas áreas afetadas e o paciente precisa ser anestesiado. Resultados são muito satisfatórios .
Em casos mais graves, a solução é cirúrgica. A aspiração das glândulas funciona bem para a sudorese excessiva nas axilas. O procedimento e feito em consultório, com anestesia local. Entre 80% e 90% dos pacientes apresentam bons resultados num período entre dois e oito meses após o tratamento. O médico também pode recomendar a cirurgia dos nervos simpáticos (simpatectomia). Trata-se de cortar alguns nervos simpáticos para reduzir a atividade das glândulas.
Se você quer saber mais sobre o assunto acesse o nosso site: https://clinicadramonicalinhares.com.br/