Você está preparado para o vírus Zika?

zika-virus

A doença transmitida por mosquito, o vírus Zika tem sido notícia no mundo inteiro devido a uma relação suspeita entre a infecção em gestantes e defeitos congênitos, incluindo microcefalia. Anteriormente visto na África, Sudeste da Ásia e das ilhas do Pacífico, o vírus recentemente chegou ao Brasil e se espalhou rapidamente pela América Latina. Vários casos foram encontrados nos Estados Unidos, o que levou os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) para emitir orientações provisórias.

Quanto você sabe sobre esta doença ?

A Síndrome de Guillain -Barret tem sido associada com a infecção por vírus Zika. O primeiro caso foi relatado durante uma co-epidemia de vírus Zika e tipo 1 e tipo 3 da dengue na Polinésia Francesa.

FullSizeRender-8

Teste de RT-PCR está indicada em pacientes grávidas cujos sintomas começaram na semana anterior. As amostras recolhidas 4 dias ou mais após o doente tornou-se sintomática deve ser submetido a imunoglobulina M (IgM) e teste de anticorpos neutralizantes. Distinguindo Zika vírus a partir de outras infecções flavivírus pode ser difícil diagnostico.

FullSizeRender-9

De acordo com o algoritmo de teste, ultrassonografia fetal está indicado para detectar microcefalia ou calcificações intracranianas. Se qualquer constatação está presente, o paciente deve ser testado para a infecção, a amniocentese deve ser considerada. Se nenhum achado está presente, considere a ultra-sonografia de série para monitorar o desenvolvimento de microcefalia ou calcificações intracranianas.

FullSizeRender-10

A amniocentese realizada às 15 semanas de gestação ou mais além tem menores taxas de complicações. A amniocentese não é recomendado antes desse momento. Em casos de nascidos vivos com evidência de infecção pelo vírus Zika materna ou fetal, testes de tecido congelado placentária e tecido da medula, teste de soro de cordão, e exame histopatológico da placenta e do cordão umbilical são indicados.

FullSizeRender-11

Infelizmente, nenhum tratamento específico antiviral tem sido estabelecido. O tratamento é muitas vezes de sintomático , incluindo o repouso, líquidos e uso de analgésicos e antipiréticos, com febre tratada com paracetamol. Até a dengue poder ser descartada, a aspirina e os AINEs devem ser evitados. Eles não são normalmente usados ​​durante a gravidez.

Para maiores informações sobre a ZIKA do CDC acesse o site : www.cdc.gov