11 jan Você não precisa suar para saber tudo sobre transpiração
Se este Verão já está fazendo todo mundo suar além da conta, imagine aquelas pessoas que sofrem de sudorese excessiva? Mais comum do que pensamos, o transtorno pode causar constrangimentos e afetar a vida social como um todo. A boa notícia é que ele pode ser controlado se o(a) portador(a) seguir algumas recomendações. O Espaço Saúde Rio listou algumas dúvidas comuns sobre a transpiração, assim como as respectivas respostas. Confira:
Você sabe a diferença entre desodorante e antitranspirante?
Os desodorantes simplesmente mascaram o odor, como os perfumes. Antitranspirantes têm metais como o alumínio que bloqueiam as glândulas sudoríparas por um tempo. Muitos produtos no mercado são uma combinação de ambos, o que significa uma proteção maior contra o suor e o odor.
Qual a hora ideal para usar desrodorante?
A maioria das pessoas coloca o antiperspirante de manhã, depois do banho, no horário em que estamos mais ativos, o que pode acarretar um tempo insuficiente para bloquear as glândulas sudoríparas. Se você só vai colocá-lo em uma vez por dia, faça-o antes de dormir. O ideal é colocar duas vezes, antes de ir dormir e de manhã, aumentando a proteção.
Desodorantes podem provocar câncer?
Não há evidências científicas de que as pessoas que usam antiperspirante tenham maior probabilidade de ter a doença. Caso queira sentir-se mais seguro, procure experimentar um dos desodorantes sem alumínio disponíveis no mercado.
Os homens suam mais do que as mulheres?
Pesquisadores da Austrália estudaram o quanto as pessoas suam e descobriram que o tamanho do corpo, em vez do gênero, é mais importante. De um modo geral, as mulheres são menores que os homens e, por isso, tendem a suar menos. Mas uma mulher de 1,55 m e pesando 90 kg provavelmente suaria mais do que um homem de 1,55 m e pesando 70 Kg.
O seu suor pode ser verde, azul ou vermelho?
É raro, mas acontece. É uma condição chamada cromidrose, causada por muito pigmento em suas glândulas sudoríparas. Outra condição relacionada ao suor é a chamada hiperidrose, que leva o(a) portador(a) a suar até 4 ou 5 vezes mais do que a maioria das pessoas.
Que tratamentos podem ajudar a controlar o problema?
Para algumas pessoas, somente antitranspirantes sem receita e banhos regulares não funcionam. Se isso for verdade para você, vários tratamentos podem ajudar. As opções incluem antiperspirante de prescrição, medicação, iontoforese (correntes elétricas leves que passam pela água), tratamentos de energia de microondas, laser, Botox e cirurgia para remover algumas glândulas sudoríparas.
Você sabe como o Botox controla a sudorese?
O Botox age através do bloqueio de um mensageiro químico e é usado para tratar a transpiração severa nas axilas. O procedimento consiste em injeções sob os braços, que bloqueiam o produto químico que estimula suas glândulas sudoríparas, e pode diminuir a transpiração em até 82%, com duração de 4 a 12 meses ou mais.
Alguns alimentos podem interferir na sudorese?
Sim, principalmente os alimentos quentes, picantes e temperados. Algumas pessoas suam quando comem qualquer tipo de alimento, o que configura uma condição rara chamada sudorese gustativa ou síndrome de Frey.