voce sabe o que é celulite

Você sabe o que é celulite?

voce sabe o que é celulite

Furinhos à vista… Pesadelo da mulherada, a celulite é um incômodo em qualquer estação. Tecnicamente chamada de Lipodistrofia Ginóide, a celulite é uma condição clínica para descrever uma alteração do relevo da pele. Ela é caracterizada por um aspecto acolchoado ou “casca de laranja”.

Vale lembrar que não é uma condição médica grave, mas pode causar desconforto na aparência. Para saber mais sobre a celulite, confira as informações da dermatologista Dra. Monica Linhares.

Como surge a celulite?

A celulite é uma doença multifatorial causada pelo acúmulo de gordura, água, toxinas, doença vascular, má oxigenação dos tecidos, fazendo com que elas fiquem inflamadas e extravasam líquidos para fora da célula deixando a região com edemas e endurecida.

Se o processo persistir a inflamação acaba causando uma fibrose embaixo da pele deixando marcas e cicatrizes da doença. As lesões são predominantemente deprimidas em relação ao relevo normal da pele, mas lesões elevadas também podem ser vistas. “A exata etiologia da celulite é desconhecida, porém alguns fatores podem interferir no aparecimento, como emocionais, metabólicos e hormonais”, diz Dra. Monica.

O acúmulo de gordura, os hábitos de vida ruins (má alimentação, sedentarismo, estresse, tabagismo, etc) e o uso de roupas apertadas também influenciam no aparecimento dos temidos furinhos.

Quem tem mais tendência a ter celulite?

Normalmente, a celulite é mais comum entre as mulheres do que entre os homens. “Isso porque as mulheres têm mais tendência a acumular gordura nas coxas, quadris e nádegas – áreas comuns para a celulite. Também é mais frequente devido à estrutura das fibras do tecido conjuntivo feminino, que propicia mais o aparecimento da celulite”, ressalta Dra. Monica.

Os homens também tem Celulite o que acontece que o padrão dele é mais compacto.

Quais são os tipos de celulite?

A celulite pode ser de grau leve, moderado,Inflamatória e grave. Durante o exame físico, são verificados os cincos principais aspectos de lesão da celulite e, então, é desenvolvido uma escala de gravidade. “Para garantir o grau de celulite com precisão, são avaliados itens como: número de depressões evidentes, profundidade das depressões, padrão morfológico (aspecto), flacidez da pele e classificação segundo escala já́ existente.

Dessa forma, é possível somar a pontuação e classificar a gravidade da celulite”, salienta Dra. Monica. Conheça os graus:

Grau 1 (Leve): Os furinhos só são percebidos quando a pele é comprimida. Pode aparecer até mesmo nas crianças, sendo mais comum nas adolescentes.

Grau 2 (Moderado): Os furinhos já são percebidos sem comprimir a pele. Passando a mão sobre a pele, já se percebe uma ondulação, sendo possível sentir alguns nódulos.

Grau 3 (Inflamatória): Os nódulos são bastante perceptíveis e têm consistência endurecida, demonstrando que já houve formação de fibrose. Pode haver dor local.

Grau IV (Grave): Os sinais inflamatórios além de evidentes já possuem fibrose e apresentam marcas e cicatrizes.

Conclusão

Causadas pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, a celulite pode ser de grau leve, moderado, Inflamatória  e grave. Entre os fatores agravantes para o aparecimento dos temidos furinhos estão o uso de anticoncepcionais muito precocemente, ganho de peso e os hábitos de vida ruins.

A celulite atinge principalmente as mulheres, já que elas têm mais tendência a acumular gordura nas coxas, quadris e nádegas. A doença é controlada e deve ser monitorada. Saúde mental, física e bem-estar é fundamental para valorizarmos a nossa beleza!

Tags: